Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/7/2009 13:31
Edson Sardinha
A Câmara e o Senado declararam luto e suspenderam as votações em Plenário previstas para esta tarde por causa da morte do deputado Dr. Pinotti (DEM-SP), ocorrida na última madrugada. Os deputados e os senadores devem voltar a deliberar somente amanhã (2) pela manhã. A tribuna das duas Casas estará aberta nesta quarta-feira apenas para pronunciamento dos parlamentares.
Algumas comissões da Câmara também cancelaram suas atividades. A Comissão de Seguridade Social e Família decidiu homenagear o deputado, que morreu em decorrência de um câncer nos pulmões, dando ao plenário 7, onde o colegiado costuma se reunir, o nome de Dr. Pinotti.
O corpo do deputado está sendo velado na Faculdade de Medicina da USP. O enterro está marcado para as 17h no Cemitério da Consolação, também na capital paulista. Dr. Pinotti era casado com a professora universitária Suely Pinotti, tinha dois filhos e cinco netos.
Licenciado do mandato, José Aristodemo Pinotti era médico e ocupava a Secretaria Municipal Especial da Mulher, na capital paulista. Era especialista em ginecologia, obstetrícia e oncologia, principalmente mamária. Presidente da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, Pinotti dividia o tempo entre a medicina e a vida pública. Estava em seu terceiro mandato na Câmara.
Foi reitor da Universidade de Campinas (Unicamp) entre 1982 e 1986 e professor da Universidade de São Paulo (USP). Também foi secretário estadual da Educação e secretário estadual e municipal da Saúde em São Paulo. No início da atual legislatura, licenciou-se para assumir a Secretaria de Ensino Superior no governo de José Serra. Dr. Pinotti estava no DEM (antes, PFL) desde 2003. O deputado passou por PMDB (1989-1997), PSB (1997-1998), PV (1999-2001) e novamente PMDB (2001-2003).
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores