Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Confira a íntegra da PEC do Terceiro Mandato

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Confira a íntegra da PEC do Terceiro Mandato

Congresso em Foco

28/5/2009 14:47

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_36707" align="alignleft" width="300" caption="Autor da PEC do Terceiro Mandato, Jackson Barreto diz que mudança teria de ser aprovada em consulta popular até setembro "]Autor da PEC do Terceiro Mandato, Jackson Barreto diz que mudança teria de ser aprovada em consulta popular até setembro [/caption]

Mário Coelho e Edson Sardinha

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que abre caminho para o presidente Lula tentar um terceiro mandato consecutivo estende aos prefeitos e aos governadores reeleitos a prerrogativa de concorrer ao mesmo cargo nas eleições de 2010. O Congresso em Foco teve acesso ao texto (confira a íntegra da PEC) que o deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) pretende protocolar às 15h30 na Câmara.

Na justificativa da proposição, o deputado diz que não há "razão lógica" para se proibir os chefes do Executivo de tentar um terceiro mandato. "Mesmo porque, a rigor, cabe ao eleitorado decidir sobre a continuidade ou a descontinuidade da gestão posta ao crivo das urnas", diz Jackson. O deputado afirma ter 192 assinaturas - 21 a mais que as 171 necessárias - para a apresentação de uma PEC.

Pela proposta, a mudança só valerá se for aprovada previamente em uma consulta popular, que seria realizada no segundo domingo de setembro deste ano. Com a ressalva, a PEC teria de ser aprovada em dois turnos na Câmara e outros dois no Senado em curto período. Além do apoio de 3/5 dos deputados e dos senadores, a proposta tem de passar pela Comissão de Constituição e Justiça das duas Casas e por uma comissão especial na Câmara. 

Jackson leu sua proposta no plenário esta manhã. O peemedebista avaliou que seria melhor para o país que Lula tenha mais quatro anos no Palácio do Planalto. Entretanto, negou que a apresentação da proposta tenha algo a ver com o estado de saúde de Dilma [Rousseff, ministra da Casa Civil]", disse. "Fiz essa avaliação em abril, não tinha nada a ver com o estado de saúde de Dilma. Só não apresentei na época porque não seria ético", explicou.

Um argumento usado por Barreto é que o terceiro mandato serviria para "manter a estabilidade", especialmente em momentos de crise. "A população terá consciência no momento de dar o voto a um candidato buscando um possível terceiro mandato", opinou.

Petistas contra

Mas a leitura já provocou a reação de líderes partidários. O líder do PT, deputado Cândido Vacarezza (SP), avisou que vai recomendar voto contrário à PEC. "O PT é contra. Respeitamos o deputado, mas vamos encaminhar votação contrária", alertou Vacarezza.

O líder do PT adiantou que não vai pedir que os petistas retirem suas assinaturas da PEC. Segundo o autor da proposta, deputados de todos os partidos assinaram o documento. Vacarezza disse que os parlamentares do PT assinaram não por concordarem com o tema, mas para garantir a tramitação e a "discussão no mérito".

Segundo o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), a posição do governo é a mesma. "A posição é muito clara: somos contra o terceiro mandato", comentou. Fontana disse ter convicção de que o presidente Lula "não vai entrar nessa". "Ele sempre deixou claro que não é candidato a um terceiro mandato", comentou.

Desde a semana passada, o assunto terceiro mandato voltou a ser discutido abertamente nos meios políticos. Tanto que até o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou sobre o assunto. Na última segunda-feira (25), Gilmar Mendes classificou como casuísmo a possibilidade de mais quatro anos no poder para os chefes de Executivo.

"Acho extremamente difícil fazer a compatibilização com o princípio republicano. As duas medidas têm muitas características de casuísmo. Vejo que dificilmente seria aprovado no STF", afirmou Mendes, ao referir-se sobre o terceiro mandato e a possibilidade de ampliação de quatro para seis anos no poder.

Na semana passada, na tentativa de apagar a polêmica, o ministro da Justiça, Tarso Genro, descartou a realização de um plebiscito para o terceiro mandato. Além disso, o titular da pasta reafirmou que a ministra da Casa Civil. Segundo Genro, ela é a única opção do partido para 2010.

 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

MPT quer proibição de axé music em festa junina

Peemedebista apresenta PEC do terceiro mandato

Sarney se desculpa ao admitir que recebeu auxílio-moradia

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

2

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PESQUISA QUAEST

Eleições: Lula lidera todos os cenários; 76% querem Bolsonaro fora

5

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES