Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. DEM divulga nota de apoio a Gilmar Mendes

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

DEM divulga nota de apoio a Gilmar Mendes

Congresso em Foco

24/4/2009 20:39

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rodolfo Torres

O DEM divulgou nesta sexta-feira (24) uma nota de apoio ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. O documento, assinado pelo presidente nacional do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ), afirma que o presidente da mais alta corte de Justiça do Brasil "cumpre com rigor e responsabilidade institucional o papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito".

"Empenhado no aperfeiçoamento jurídico do país, o ministro Gilmar Mendes sabe responder aos desafios do nosso tempo e jamais deixou de iluminar e enriquecer o debate nacional com suas qualidades de pensador e estudioso da ciência jurídica", afirma a nota.

O partido também lamenta as "agressões e expressões insultuosas" que o presidente do STF vem sofrendo nos últimos dias. "A crítica faz parte da democracia que soubemos construir, mas pontos de vista divergentes devem ser expostos em clima de respeito e moderação."

Hoje, um pequeno grupo de ex-alunos da Universidade de Brasília (UnB) realizou uma manifestação em frente ao Supremo contra Gilmar Mendes. O grupo quer que o ministro "saia às ruas" e não volte a presidir a mais alta corte de Justiça do país.  De acordo com o professor de ciências políticas João Francisco Araújo Maria, líder da manifestação, o presidente do STF está "desmoralizando o Judiciário". (leia mais)

Nessa quarta-feira, Gilmar Mendes e o ministro do STF Joaquim Barbosa discutiram no plenário da corte. Barbosa disse que Gilmar estava destruindo a credibilidade do judiciário e pediu que o presidente do STF fosse às ruas para sentir a receptividade dos brasileiros. (leia mais) 

Confira a íntegra da nota do DEM

A Comissão Executiva Nacional do Democratas vem a público manifestar seu apoio, sua confiança e seu respeito ao ministro Gilmar Mendes que, no exercício da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), cumpre com rigor e responsabilidade institucional o papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito.

Empenhado no aperfeiçoamento jurídico do país, o ministro Gilmar Mendes sabe responder aos desafios do nosso tempo e jamais deixou de iluminar e enriquecer o debate nacional com suas qualidades de pensador e estudioso da ciência jurídica.

De forma competente e objetiva, o presidente do STF dedica-se à atualização e à modernização da democracia brasileira, tarefa de grande dificuldade, que exige enorme esforço. A despeito dos obstáculos, o ministro tem sido exemplo de homem público que age com correção e profunda consciência institucional.

O comando do Democratas lamenta que o presidente do STF, a mais elevada corte do Poder Judiciário, tenha sido vítima de agressões e expressões insultuosas. A crítica faz parte da democracia que soubemos construir, mas pontos de vista divergentes devem ser expostos em clima de respeito e moderação. Só assim, vamos avançar no sentido da construção de um ambiente nacional civilizado e amigável, em compasso com a nossa gente, com os nossos costumes e nossos valores.

Brasília, 24 de abril de 2009

Rodrigo Maia
Presidente Nacional do Democratas

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Mesa da Câmara propõe redução da cota de passagens

Deputado cessa greve de fome depois de visita do pai

Manifestantes pedem que Gilmar Mendes "saia às ruas" e não volte ao STF

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

Bebida Adulteradas

Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas

3

Denúncia

"Petista não é bem-vindo": deputado aciona MP por cartaz em comércio

4

Boletim Focus

Mercado reduz projeção da inflação para 2025 e 2026

5

AGENDA DO PRESIDENTE

Lula abre conferência nacional de mulheres e prestigia posse de Fachin

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES