Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/4/2009 22:46
Fábio Góis
Foi divulgada nesta quinta-feira (24), no boletim administrativo de pessoal do Senado, a exoneração, "a pedido", da servidora Elga Maria Teixeira Lopes, que exercia a função de diretora da Secretaria de Comunicação da Casa. Trata-se da jornalista e advogada que, em 2003, foi indicada pelo então e atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para comandar a Diretoria de Modernização Administrativa e Planejamento.
Uma ano antes, em 2002, Elga trabalhou na campanha da então candidata ao governo do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB-MA). Com a nova eleição de Sarney para a gestão 2009-2010 da presidência do Senado, a servidora foi designada para capitanear a poderosa máquina de comunicação da Casa, que dispõe de 20 secretarias.
Em 1998, Elga também foi contratada pelos Sarney, desta vez para articular a campanha do ex-presidente da República para o Senado. E, em 2006, quando a então senadora Roseana Sarney tentou novamente o pleito ao governo do Maranhão, a servidora, que nega ter participado dessa campanha, foi nomeada para chefiar a Secretaria de Pesquisa de Opinião - o extinto Alô Senado 0800.
Todas as nomeações de Elga na Alta Casa foram formalizadas na figura de função comissionada - ou seja, por indicação política, sem concurso público.
A exoneração de Elga foi assinada pelo próprio Sarney. Em 27 de março, questionado se a servidora havia tirado licença do Senado para se dedicar às campanhas eleitorais, Sarney respondeu de forma ríspida. "Perguntem para ela. Para mim, ela não fez campanha política", disse o peemedebista.
Apesar de oficialmente exonerada, Elga pode ser reaproveitada pelo Senado: quando foi anunciada a extinção de 50 diretorias, em 19 de março, o diretor-geral, Alexandre Gazineo, admitiu que poderia redistribuir alguns diretores dispensados. Segundo Gazineo, isso faria parte do plano de reestruturação administrativa da Casa.
Temas
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física