Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/2/2009 | Atualizado às 16:18
A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou, na tarde de hoje (11), durante encontro com prefeitos, que o governo federal precisa dos municípios para enfrentar a atual crise financeira. “Nós precisamos de vocês”, disse. A ministra, que é cotada como a candidata do PT à Presidência da República nas eleições de 2010, reafirmou, na mesma ocasião, que o governo vai manter os investimentos no país. Só para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), coordenado por ela, serão destinados R$ 161 bilhões.
“Manter o PAC integralmente é importantíssimo”, sustentou Dilma. “Prefeitos e prefeitas são os grandes parceiros do país”, complementou a petista, ressaltando que não é possível o governo federal promover políticas de investimento de qualidade sem os municípios. “Contem conosco, nós contamos com vocês.
Dilma enumerou ainda outros investimentos, como R$ 62 bilhões para a Petrobras até 2010 e a construção de 1 milhão de moradias até o fim do próximo ano. “Nós temos de investir e manter o investimento”, afirmou.
Durante o pronunciamento, a ministra assegurou que o governo fará “de tudo” para que a crise não atinja o Brasil como atingiu os países ricos, responsáveis diretos pela eclosão da turbulência no sistema financeiro global em setembro de 2008.
Dilma reiterou que a prioridade do governo é manter os empregos. “Vamos garantir crédito de longo prazo para o país”, destacou.
A petista aproveitou a oportunidade para explicar aos prefeitos que o país está melhor preparado para enfrentar crises econômicas globais. Antigamente, explicou Dilma, as crises eram contadas em bilhões. Já a atual crise, complementou, é contada nos trilhões.
“O Brasil e o governo do Brasil não quebraram”, afirmou a ministra, comparando o atual governo com o passado, que teve de recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para conseguir crédito. (Rodolfo Torres)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores