Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara aprova regras anticrise para instituições financeiras

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara aprova regras anticrise para instituições financeiras

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Mariana Haubert

12/6/2013 19:08

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_115695" align="alignleft" width="290" caption="Proposta tenta prevenir problemas nos bancos com a crise internacional  "][fotografo]Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados[/fotografo][/caption]A Câmara aprovou nesta quarta-feira (12) a Medida Provisória 608/13, que cria regras anticrise para instituições financeiras. A intenção é facilitar a  novas opções de capitalização dos bancos para prevenir problemas financeiros. A matéria seguirá para análise do Senado. 
As propostas visam melhorar a robustez das instituições financeiras para prevenir problemas como os que deram origem à atual crise econômica internacional. As medidas fazem parte de um conjunto de regras anunciado pelo governo para implantar o Acordo de Basileia 3 no Brasil. O acordo, assinado por diversos países, regulamenta o sistema financeiro internacional.
As instituições financeiras, exceto cooperativas de crédito e administradoras de consórcio, poderão apurar crédito presumido a partir de provisões de crédito para liquidação duvidosa. Os saldos para cálculo do crédito presumido deverão, segundo a MP, ser fornecidos para a Receita Federal pelo Banco Central. A Fazenda poderá verificar a regularidade dos créditos por até cinco anos, e caberá multa de 30% sobre o valor deduzido se for identificada falsidade nos dados usados para cálculo.
O crédito presumido será ressarcido pelo governo em dinheiro ou títulos da dívida pública mobiliária federal, depois de descontadas as dívidas da instituição financeira com a União. Esse valor não poderá ser usado para abater outros tributos federais. Quando a instituição financeira receber os créditos de liquidação duvidosa dos clientes, o valor do crédito presumido será devolvido aos cofres públicos com inclusão na base de cálculo do IRPJ e da CSLL.
Durante a discussão da matéria, apenas o Psol e o PPS se opuseram à aprovação da medida. Para o deputado Ivan Valente (Psol-SP), a medida visa dar respaldo aos bancos "da pior maneira possível". "Os banqueiros é que estão satisfeitos com essa medida. Eles precisam é reduzir a taxa de lucro dos bancos. [...] Essa medida só é relevante para garantir o lucro dos que mais lucram neste país, os banqueiros", disse.
Em defesa da medida, o deputado José Genoíno (PT-SP) afirmou que a proposta não transfere dinheiro aos banqueiros, e sim, dá garantias para que os credores possam receber o dinheiro a que tem direito em casos de crise.
Líderes da oposição também apoiaram a medida, mas ironizaram a defesa feita pelo PT. O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), e o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) lembraram que o partido, quando estava na oposição, criticou o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer) feito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "O PT, à época do Proer, fez o maior carnaval no Plenário", disse Caiado.
Com informações da Agência Câmara
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Câmara Bancos Ronaldo Caiado MP 608 instituição financeira Duarte Nogueira medidasprovisórias

Temas

Reportagem Congresso

LEIA MAIS

Conselho arquiva processo contra deputado do Ceará

Senado aprova seguro para exportação de aviões

Ato público na Câmara pede o fim do voto secreto

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

3

segurança

Deputados propõem proibição de assentos verticais em aviões no Brasil

4

NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

5

ALEXANDRE PADILHA

Ministro da Saúde socorre passageira que desmaiou em avião

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES