Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/8/2010 21:00
Mário Coelho
O ex-prefeito de Cruzeiro do Oeste (PR), Zeca Dirceu (PT), filho do ex-ministro José Dirceu, foi multado nesta terça-feira (10) pelo Tribunal Superior Eleitoral por propaganda eleitoral antecipada. Decisão monocrática do ministro auxiliar Joelson Dias fixou em R$ 5 mil o valor da punição contra o candidato a deputado federal. A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Cabe recurso ao plenário da corte eleitoral.
O MPE entrou com a ação por conta de um texto publicado no blog do candidato. Segundo a denúncia, Zeca Dirceu, por diversas vezes, realçou a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à presidência da República, qualificando-a como a candidata mais apta para o exercício do cargo que pleiteia, além de, ao final, chamar os eleitores para trabalharem em prol de sua candidatura.
A defesa de Zeca Dirceu argumentou que o texto foi publicado dias antes da Convenção Nacional do PT, quando o nome de Dilma foi ratificado pelo partido para a corrida presidencial. Segundo os advogados do petista, o conteúdo era meramente uma "análise de conjuntura no estrito exercício de suas funções de dirigente partidário", representava a opinião do petista e direcionado aos filiados da legenda. Segundo Dirceu, foram postadas diversas notícias na página inicial do blog.
Para Joelson Dias, ainda que o acesso a blog dependa mesmo da vontade do internauta, a legislação não diferenciou entre a realização de propaganda eleitoral antecipada por meio da internet e a sua "veiculação através dos outros meios de comunicação de massa que levam qualquer informação ao conhecimento geral. "O realce da candidatura é inequívoco", disse o ministro.
"Em resumo, o representado, apresentando-se como secretário de relações institucionais do PT do Paraná, utilizou seu blog para, ainda em período vedado, divulgar a candidatura e manifestar seu apoio à eleição da companheira de partido, inclusive infundindo no leitor a idéia de que era a candidata mais apta para dar continuidade às ações do atual governo", decidiu Dias.
No ano passado, o Congresso em Foco mostrou que o município paranaense de 20 mil habitantes administrado pelo filho do ex-ministro José Dirceu recebeu, proporcionalmente, o dobro de verbas da União do que a maior cidade do país nos últimos dois anos. Cruzeiro do Oeste recebeu R$ 11,1 milhões da União entre 2008 e outubro de 2009.
Tags
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira
Análise de Processos
Conselho de Ética da Câmara analisa abertura de 12 novos processos