Mário Coelho
O soldado colombiano Josué Daniel Calvo foi resgatado no início da tarde deste domingo (28) por militares brasileiros. Ele é o primeiro dos dois reféns que serão libertados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O resgate do segundo refém – o sargento Pablo Emilio Moncayo – só deverá ser realizado na próxima terça-feira (30), a partir da cidade de Florência, situada na Amazônia colombiana.
A informação foi à agências internacionais de notícias por Ricardo Montenegro, porta-voz do movimento Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP). O helicóptero brasileiro que resgatou o soldado, com o emblema da Cruz Vermelha, decolou com atraso de uma hora e meia, devido às más condições meteorológicas na região. O segundo helicóptero brasileiro ficou Villavicencio, para o caso de alguma situação emergencial.
Segundo a Agência Brasil, as negociações são conduzidas pela senadora Piedad Córdoba, que faz oposição ao governo de Álvaro Uribe, e pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Do lado brasileiro, participam diretamente da operação apenas militares. Mas as negociações foram orientadas pelo assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.