Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Servidores denunciam empresa e paralisam atividades no Senado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Servidores denunciam empresa e paralisam atividades no Senado

Congresso em Foco

23/2/2010 16:46

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis
Cerca de 100 servidores que prestam atividades essenciais no Senado, como limpeza e manutenção, decidiram interromper o trabalho na tarde desta terça-feira (23) e ocupam a área do Salão Azul localizada ao lado do plenário. Com uniformes da empresa Fiança Serviços Gerais LTDA, que terceiriza serviços na Casa, eles reclamam de diversas irregularidades trabalhistas, entre elas falta de pagamento de férias e proventos de aposentadoria, além de seguidos atrasos na entrega do vale-transporte.

"Há mais de 20 dias a empresa não deposita o vale, nem as férias, e fica obrigando os funcionários a trabalhar de qualquer jeito", disse o presidente dos Servidores Terceirizados do Senado Federal, Valdemiro Livingston de Souza, ao Congresso em Foco. Segundo Valdemiro, alguns senadores estão dispostos a interceder a favor dos servidores.

"O senador José Nery [Psol-PA] pediu para a gente parar até que o primeiro-secretário [Heráclito Fortes, DEM-PI] resolva a situação", acrescentou.

A assessoria de imprensa da Fiança disse que realmente houve um atraso no pagamento do vale-transporte, mas que os valores referentes ao benefício já foram pagos. A assessoria disse que o pagamento do vale-transporte referente até a próxima sexta-feira (26) foi repassado à empresa que opera o Cartão Fácil, responsável pela entrega do benefício aos servidores.

A assessoria disse ainda que o Cartão Fácil, por ser um mecanismo burocrático, por vezes causa entraves na concessão de benefícios. Quanto às reclamações sobre aposentadoria, por exemplo, a assessoria disse que a empresa tem de avaliar "caso a caso". 

Indignação


Visivelmente indignados com o tratamento que têm recebido da Fiança, alguns terceirizados procuraram a reportagem para demonstrar sua insatisfação. "Nós queremos ela [a empresa] fora, porque ela só tem massacrado a gente", bradou o auxiliar de limpeza F.M., que presta serviços há 25 anos no Senado e, temendo retaliação, pediu a abreviação do nome. "São mais de 500 funcionários, mas quem sofre também é mulher, marido, filhos. Eles sofrem de tabela!"

Já para J.S. - que, pelos mesmos motivos que o do colega, pediu a ocultação do nome -, há irregularidades acerca de seus direitos de aposentadoria. "Eu já tenho meus sessenta e poucos anos de idade, e fui lá na empresa para ver minha aposentadoria. Minha ficha tem um ano e seis meses de INSS em branco, a empresa não depositou nem um tantinho", denuncia o servidor. "É assim com todo mundo!"

"Tem gente que saiu de férias no dia 16 e até agora a empresa não pagou!", reclamava outra servidora, oito anos de serviços prestados no Senado, que também preferiu não dizer o nome. "Foi a pior empresa que entrou aqui no Senado, em termos de material e tudo. Nós queremos ela fora!", reclamou a servidora.

Leia também:
Senado: empresa volta a pagar salário incompleto para funcionários da limpeza
Senado: empresa diz que pagou integralmente servidores do setor de limpeza

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

CNJ aposenta juízes acusados de desviar verba de TJ

Câmara retoma discussão da "ficha limpa"

Deputado da meia não vai renunciar

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

3

segurança

Deputados propõem proibição de assentos verticais em aviões no Brasil

4

NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

5

ALEXANDRE PADILHA

Ministro da Saúde socorre passageira que desmaiou em avião

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES