Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Oposição apresenta requerimento sobre Durval à Polícia Federal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Oposição apresenta requerimento sobre Durval à Polícia Federal

Congresso em Foco

19/1/2010 16:17

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O deputado Paulo Tadeu (PT), único membro oposicionista na CPI da Corrupção, entregou na tarde desta terça-feira (19) o requerimento de convocação do ex-secretário de Relações Institucionais do governo do Distrito Federal Durval Barbosa, autor das denúncias que geraram a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, e revelaram um esquema de propina envolvendo membros do Executivo e do Legislativo. Nenhum dos quatro integrantes governistas do colegiado - o presidente Alírio Neto (PPS), o relator Raimundo Ribeiro (PSDB), e os deputados Eliana Pedrosa (DEM) e Batista das Cooperativas (PRP) - compareceram. Tadeu foi acompanhado pela líder do PT na Câmara Legislativa, Erika Kokay.

"Não comparecer é o ônus que cada parlamentar vai ter que assumir", afirmou Paulo Tadeu, quando questionado sobre a falta dos deputados integrantes da base de Arruda. Alírio, por telefone, afirmou ao petista que estava preso em um engarrafamento em Taguatinga, região administrativa distante 19 quilômetros do Plano Piloto de Brasília. Os outros três não justificaram a ausência, apesar de terem confirmado que estariam na reunião após a sessão da CPI na semana passada. "Não fiz sem o conhecimento do presidente e dos membros da CPI. Prefiro acreditar que eles confiam em mim", disse o petista, após ser questionado se a falta dos distritais da base era uma manobra para esvaziar a comissão.

Recebidos pelo diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, os petistas entregaram, além do requerimento de convocação de Durval, a ata de criação da CPI e as notas taquigráficas da sessão que aprovou a oitiva com o ex-secretário de Relações Institucionais do GDF. Segundo os distritais, Corrêa disse que a PF vai comunicar a convocação da comissão ao autor das denúncias do mensalão do governador José Roberto Arruda (sem partido). Além disso, a instituição vai escolher o local e garantir a segurança do depoimento. "Nossos receios são a necessidade de ambiente neutro, de segurança, controlado pela PF, e do acesso à imprensa", disse Tadeu.

A data ainda está em aberto. De acordo com Paulo Tadeu, o diretor-geral da PF não deu uma data de quando será o depoimento. Mas ficou de responder até a próxima semana. "Durval não pode se furtar de prestar depoimento. Quando ele vai é que é a questão", afirmou o petista. "Espero muito que ele fale. Para uma pessoa com a experiência que ele tem, pelo conjunto de denúncias que ele fez, não faz sentido que ele não seja ouvido imediatamente", completou.

Os deputados governistas defendem, porém, que Durval só preste depoimento no fim do processo, após todos os acusados serem ouvidos. Porém, após a entrega do pedido ao diretor-geral da PF, fica ao critério da instituição a data. "A CPI tem obrigação de investigar. Primeiro, ouve o acusador, depois os acusados. Isso é um processo natural. Começar de jeito diferente é tirar o caminho natural da CPI", completou.

Leia também:

Leia tudo sobre a Operação Caixa de Pandora e o Mensalão do Arruda

Impeachment já para Arruda e Paulo Octávio!

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

OPERAÇÃO OVERCLEAN

PF investiga desvios de emendas parlamentares na Bahia

CORRUPÇÃO

Acordos de leniência já devolveram R$ 10 bilhões aos cofres públicos

DESVIO BILIONÁRIO

Aposentados foram presas fáceis de fraudadores, diz Lewandowski

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Câmara dos Deputados

Veja quais deputados votaram a favor da moção de louvor a Trump

2

TARIFAS

Eduardo Bolsonaro pede para apoiadores agradecerem Trump por tarifa

3

Relações Exteriores

Comissão da Câmara aprova moção de louvor a Donald Trump

4

ARTICULAÇÃO

Com articulação de JHC, Lula escolhe alagoana Marluce Caldas para STJ

5

Tarifas

Parlamentares reagem a anúncio de Trump sobre tarifas ao Brasil

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES