Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
2/4/2009 8:56
Eduardo Militão
O governo envia até o final de abril um projeto de lei para regular o acesso da população a informações públicas. O anúncio foi feito na noite de quarta-feira (1º) pela a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef.
"Nós consideramos que a ausência dessa lei é uma dívida para com a sociedade. Estamos agora em processo de quitá-la", afirmou a ministra, na abertura do Seminário do Fórum pelo Direito ao Acesso a Informações Públicas, grupo que reúne entidades da sociedade civil que atuam no tema.
O projeto vai estipular um prazo máximo para os órgãos da administração respondam aos pedidos de informação dos cidadãos, como programas, licitações, orçamentos e certidões. Também vai buscar limitar o sigilo eterno de documentos, como preveem decretos editados pelos presidentes Fernando Henrique e Lula, este último ainda em vigor.
"O melhor detergente é colocar luz, não deixar as coisas ocultas", afirmou Dilma. O projeto deve acender a discussão sobre o acesso a documentos sob a guarda das Forças Armadas referentes ao período da ditadura.
Ontem, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), presente ao evento, destacou que o acesso deve ser liberado. Porém, ressaltou que alguns documentos devem ser preservados em segredo durante algum tempo para se evitar "conflitos institucionais".
Temer lembrou que a Constituição garante o direito ao acesso às informações, mas que o texto prevê uma "hierarquia de valores". Um desses valores presentes na Carta Magna seria a segurança do Estado.
O seminário sobre acesso a informações continua nesta quinta-feira no auditório do Interlegis, no Senado.
Temas
PEC da Blindagem
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Corregedoria da Câmara pede suspensões de três deputados por motim
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília