Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Parlamentares encabeçam pesquisas em 14 cidades

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Parlamentares encabeçam pesquisas em 14 cidades

Congresso em Foco

13/9/2008 | Atualizado às 1:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Edson Sardinha e Renata Camargo

 

A três semanas do primeiro turno das eleições, dos 83 parlamentares que concorrem a prefeito, ao menos 14 encabeçam as últimas pesquisas eleitorais em seus respectivos municípios, praticamente todos de médio ou pequeno porte. De carona no favoritismo de seus colegas de chapa, outros quatro têm boas chances de chegar ao Executivo, no próximo ano, na condição de vice-prefeito.

 

Entre as 19 capitais onde há deputados ou senadores na corrida eleitoral, em apenas duas parlamentares despontam na liderança: Salvador e Rio. Nas demais, suas excelências ainda terão de suar a camisa para conquistar mais votos e reverter o atual cenário.

 

Nas eleições de 2004, 91 congressistas entraram na disputa municipal. Desses, apenas 20 – 18 deputados e dois senadores – conseguiram se eleger.

 

Dos 14 que estão na ponta em suas cidades, oito aparecem no primeiro lugar. Nessa condição estão: Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), em Salvador, Jusmari Oliveira (PR-BA), em Barreiras, Sebastião Madeira (PSDB-MA), em Imperatriz, Fernando Coruja (PPS-SC), em Lages, Lira Maia (DEM-PA), em Santarém, Cristiano Matheus (PMDB-AL), em Marechal Deodoro, Pepe Vargas (PT-RS), em Caxias do Sul, e Cezar Schirmer (PMDB-RS), em Santa Maria.

 

Os demais integrantes desse seleto grupo aparecem na segunda colocação, mas empatados tecnicamente com os líderes, devido à margem de erro da pesquisa. São eles: Neucimar Fraga (PR), em Vila Velha, Maria do Carmo Lara (PT-MG), em Betim, Renildo Calheiros (PCdoB-PE), em Olinda, Marcelo Crivella (PRB-RJ), no Rio, Arnaldo Vianna (PDT-RJ), em Campos, e Carlito Merss (PT-SC), em Joinville.

 

Levantamento

 

Essas são apenas algumas das observações que podem ser feitas a partir de levantamento feito pelo Congresso em Foco com base em dados encontrados em 48 dos 60 municípios brasileiros onde há deputados ou senadores concorrendo a prefeito. Nos outros 12, a reportagem não conseguiu localizar pesquisas registradas na Justiça eleitoral.

 

Em outra reportagem, publicada na última terça-feira (9), este site revelou que 53 dos 88 parlamentares candidatos a prefeito ou vice respondem a processos na Justiça (leia mais e saiba quem são eles).

 

A seguir, estão reunidos os números mais recentes de dois dos mais tradicionais institutos do país, o Ibope e o Datafolha. Também foram consideradas, nos outros municípios, pesquisas registradas nos respectivos tribunais regionais eleitorais (TREs) por empresas locais. É importante observar a data da realização das pesquisas, afinal, elas revelam a fotografia do momento, o que, no caso da política, pode mudar no mesmo ritmo das nuvens.

 

Confira como está a situação dos parlamentares candidatos, por estado, em ordem alfabética, nas pesquisas eleitorais até o momento:

 

 

Acre


Rio Branco (AC)

Angelim (PT) – 56%

Sérgio Petecão (PMN) – 19% (deputado)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

LEIA MAIS

Senado proíbe certidões com indicação de pobreza

Eleições: pesquisa revela empate técnico no RJ

Diap revela os 100 "Cabeças" do Congresso em 2008

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

Nova condenação

TRF-4 sentencia Bolsonaro a pagar indenização de R$ 1 mi por racismo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES