Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/10/2008 19:03
O presidente Lula nomeou hoje (23) o advogado Arnaldo Versiani para o cargo de ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele fazia parte da lista tríplice encaminanhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à Presidência da República em 17 de setembro. Versiani assume no lugar de Caputo Bastos, que ficou no corte eleitoral por oito anos - quatro como substituto e mais quatro como efetivo.
Versiani está no TSE desde 2006, quando foi nomeado ministro substituto. Entre juristas e especialistas em direito eleitoral, ele era considerado o favorito a assumir a vaga deixada por Caputo Bastos. Além dele, faziam parte da lista tríplice os advogados Henrique Neves da Silva - outro ministro substituto - e Edmar Gonzaga Neto.
A nomeação está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23). O TSE é composto por sete ministros titulares e mais sete substitutos. Na composição efetiva, são três ministros vindos do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e mais dois representantes dos advogados.
O novo ministro, além de atuar na área, foi juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), de dezembro de 2003 a dezembro de 2005. Desde a saída de Caputo Bastos, em 2 de outubro, Versiani já vinha ocupando a cadeira em todas as sessões ordinárias e extraordinárias, inclusive respondendo por alguns processos que estavam com o antigo ministro. (Mário Coelho)
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem