Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/10/2008 | Atualizado às 20:48
Duas cidades - das 30 que terão segundo turno - já pediram reforço na segurança ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o dia 26 de outubro. Manaus (AM) e Campina Grande (PB) requisitaram a presença de tropas federais no segundo turno das eleições. Os pedidos ainda não foram apreciados pelo TSE, devendo ser votados até o fim da semana.
Os dois municípios tiveram militares do Exército para garantir a ordem e a manutenção da lei no primeiro turno. No caso de Campina Grande, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) fez o novo pedido para que o livre exercício do voto durante o segundo turno das eleições 2008 seja garantido. Já em Manaus, além de manter a tranqüilidade do pleito, o pedido leva em consideração incidente registrado em 2004, quando, devido a ausência de força policial, eleitores foram abordados por cabos eleitorais de candidatos nas ruas e até nas filas de votação.
Além dos dois municípios em que haverá segundo turno, houve também pedido para atuação da força federal em Benedito Leite (MA), onde será realizada uma nova eleição, já que o pleito de 5 de outubro foi anulado - o único caso registrado no país. Isso aconteceu por causa de vários tumultos ocorridos depois do cancelamento de 400 títulos eleitorais pelo juiz eleitoral da cidade. Urnas eletrônicas foram queimadas pelos eleitores e houve depredação de patrimônio público. Por conta dos transtornos, os ministros do TSE chegaram a defender punição ao juiz eleitoral (leia mais). (Mário Coelho)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores