Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Pauta da Câmara permanecerá trancada esta semana

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Pauta da Câmara permanecerá trancada esta semana

Congresso em Foco

10/10/2008 | Atualizado 12/10/2008 às 15:05

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mesmo sob os apelos do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), para que se tenha um entendimento em torno na votação do PL 3.674/08, que cria o fundo soberano, a pauta do plenário da Casa deve permanecer trancada nesta semana. Cinco medidas provisórias e quatro projetos com urgência constitucional estão para ser votados, mas nada andará enquanto oposição e base não chegarem a um consenso.

O líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), afirma que a oposição só vai liberar a pauta se a base do governo retirar a urgência constitucional do projeto que cria o fundo, deixando, portanto, a votação da matéria para outro momento. O líder do PT, deputado Maurício Rands (PE), diz que os governistas vão priorizar a votação do projeto e, sobretudo, sensibilizar os demais partidos aliados para aprovarem a proposta.
 
“Vamos continuar o diálogo. Mas vamos defender que não se retire a urgência e que se vote. A política é assim mesmo. Corre o risco de a pauta continuar trancada. Com a oposição obstruindo, todo o momento fica mais difícil”, avaliou Rands.
 
Em seu discurso, a oposição contrapõe o governo. Diz que o projeto do fundo soberano “não têm relevância do ponto de vista da atual crise financeira mundial”. “Queremos que o governo retire a urgência desse projeto, para que se possa partir para outras matérias mais importantes e varrer a pauta até chegar a MP 442”, disse Aníbal ao Congresso em Foco.
 
A MP 442, que ainda está nas comissões e entra na pauta do plenário a partir de 28 de outubro, facilita o auxílio a instituições bancárias de pequeno porte e a abertura de crédito para exportadores, por meio do Banco Central (BC).
 
“É uma postura propositiva da oposição. Apesar do presidente [Lula] ter essa postura que maquia, as bolsas estão despencando, o Brasil não tem crédito. Temos a responsabilidade de limpar a pauta para chegar à MP 442. Se houver acordo, votamos todas demais as matérias”, argumenta o líder dos tucanos.
 
Pauta
 
Primeiro item da pauta da Câmara, a MP 436 muda o regime de tributação das bebidas frias. Já a MP 438 isenta de PIS/Pasep e Confins as doações em espécie recebidas por bancos federais. Terceiro item, a MP 439 autoriza a União a conceder crédito de até R$ 15 bilhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Por sua vez, a MP 440 trata do reajuste salarial das carreiras de auditoria da Receita Federal e do Ministério do Trabalho. Em quinto lugar na ordem de medidas a ser apreciadas no plenário, está a MP 441 que regula o reajuste e reestruturação das carreiras de oficial de chancelaria e outros.
 
Além delas, os deputados precisam apreciar o projeto de lei 3.674, que cria o Fundo Soberano do Brasil (FSB); o PL 3.776, que determina que a atualização do piso salarial dos professores da educação básica seja feita pelo INPC; o PL 3.775, que implanta os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; e o PL 3.430, que cria cargos em comissão no Ministério da Integração Nacional, na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e no Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (DNIT). Todos os projetos estão sob regime de urgência constitucional. (Renata Camargo)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Marcos Valério aguarda transferência para SP

Mabel se refugia para fechar reforma tributária

Analistas dizem que Lula errou ao subestimar crise

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES