Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/9/2008 18:41
O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou nesta terça-feira (16) o pedido de habeas corpus do ex-agente do Serviço Nacional de Informações (SNI) Francisco Ambrósio do Nascimento, que pedia para que a corte garantisse a ele o direito de ficar em silêncio durante seu depoimento à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso. Ambrósio falará aos parlamentares nesta quarta-feira (17), a partir das 10h.
O ministro Cezar Peluso ressalta que Ambrósio foi convidado, e não convocado, a falar ao colegiado. Sendo dessa forma, ele comparece à comissão se quiser. “Caso o paciente opte por atender ao convite, a Comissão não poderá obrigá-lo a responder a eventuais perguntas, muito menos a compromissá-lo antes do depoimento. O poder para tanto é próprio de autoridades judiciais, e não foi conferido pela Constituição senão às Comissões Parlamentares de Inquérito”, explicou o ministro.
De acordo com reportagem publicada na Revista IstoÉ, Ambrósio coordenou, na Polícia Federal, escutas telefônicas contra congressistas, ministros e jornalistas.
Um outro habeas corpus, impetrado para garantir o silêncio de Ambrósio na CPI dos Grampos da Câmara, ainda não foi julgado pelo Supremo. Além de Ambrósio, o colegiado convocou na semana passada o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity; e o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime