Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/9/2008 | Atualizado às 20:53
O coronel André Novaes, do Comando Militar do Leste (CML), informou nesta quarta-feira (10) que as tropas da Força Nacional de Segurança, com um efetivo mínimo de 3.500 homens, começarão a atuar no Rio de Janeiro a partir de amanhã (11). A intenção é reforçar a segurança durante o período eleitoral na capital fluminense.
“Os objetivos são garantir o processo eleitoral em algumas cidades do Rio de Janeiro e assegurar os direitos básicos do cidadão, como ir e vir, de se expressar e ter direito de escolha”, disse Novaes à Agência Brasil.
As tropas vão atuar em 27 comunidades do Rio de Janeiro e cidades vizinhas, além do município de Campos.
No primeiro dia, serão ocupadas sete comunidades do Rio de Janeiro: Cidade de Deus, Rio das Pedras, Gardênia Azul, Vila do João, Vila dos Pinheiros, Conjunto Esperança e favela Nova Holanda; além de Campos. As comunidades da Maré ficarão a cargo dos Fuzileiros Navais. Por sua vez, as demais ficarão com o Exército.
Dentre outras, também receberão reforço, nos próximos dias, as seguintes comunidades: Vila Aliança, Taquaral, Coréia, Rocinha, Vidigal, Jacarezinho, Antares, Carobinha, Barbante, Beira Mar, Acari, Amarelinho, Salgueiro (São Gonçalo), Alemão e Vila Cruzeiro.
De acordo com o coronel André Novaes, os soldados ficarão três dias em cada comunidade, que será ocupada por, no mínimo, 500 soldados.
O pedido de reforça na segurança nessas áreas do Rio de Janeiro partiu após denúncias de que milicianos e traficantes de drogas estavam coagindo moradores dessas comunidades a elegerem seus candidatos.
Após reuniões entre seus presidentes, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) mapearam as áreas que deveriam receber reforço na segurança. O envio de tropas federais ao Rio de Janeiro foi ordenado pelo presidente Lula. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime