Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Licitações: senadores saem em defesa de Efraim

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Licitações: senadores saem em defesa de Efraim

Congresso em Foco

10/9/2008 | Atualizado às 19:50

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ao fim da leitura do relatório elaborado pelo corregedor-geral do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), sobre as denúncias de fraudes em licitações na Casa, senadores pediram a palavra em plenário para manifestar apoio ao alvo das acusações, Efraim Morais (DEM-PB). Primeiro-secretário do Senado, com atribuições como administrar os processos licitatórios para serviços terceirizados, Efraim recebeu de Tuma um relatório segundo o qual não há provas de sua participação nas irregularidades.

O mais enfático na defesa de Efraim, um dos principais opositores do governo Lula no Senado, foi Mão Santa (PMDB-PI) – que, apesar de integrar um partido da base aliada, é um dos “dissidentes”, com postura independente dos governistas. O parlamentar piauiense solicitou a publicação do relatório nos veículos de comunicação do Senado, na íntegra, e chegou a sugerir o nome de Efraim para comandar a Casa. “Efraim tinha e tem condições de ser presidente desta Casa.”

Mão Santa exaltou o “estoicismo e a liderança” de Efraim como líder de oposição. “Sem ele [Efraim], as oposições teriam sido um fracasso, e sem oposição não existe República”, disse, elogiando o relatório de Tuma, “que salvaguarda a ética e a grandeza do Senado”. “Feriu-se a honra de um homem justo e bom da democracia brasileira”, acrescentou.

Já o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), foi mais comedido em seus comentários de apoio. Ele iniciou suas palavras ressaltando “o profundo respeito pela imprensa livre do país”, que tem noticiado os indícios de participação em fraudes não só por parte de Efraim, como também do diretor-geral do Senado, Agaciel Maia.

“Em nome desse respeito não vou fazer comentário nenhum [sobre o teor do relatório de Tuma]”, discursou Agripino, destacando seu respeito também pelo companheiro de partido Efraim, e enfatizando a suposta respeitabilidade “do que o corregedor apurou e colocou no papel”.

Ao Congresso em Foco, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse que leu rapidamente o relatório de Romeu Tuma. Sucinto, o tucano não quis comentar o documento de forma mais aprofundada. "Era esperado."

As denúncias sobre fraudes em contratos de empresas terceirizadas, que são vinculados à Primeira Secretaria do Senado, foram apresentadas pelo Ministério Público Federal. Entre outros contratos, os procuradores que examinaram o caso contestam a terceirização do serviço de taquigrafia nas comissões da Casa, conforme adiantou com exclusividade reportagem do Congresso em Foco. O site também mostrou que os contratos, assinados por Efraim e Agaciel, davam às prestadoras de serviço um lucro muito acima de seus custos. (Fábio Góis)

Leia também:

Garibaldi nega “operação abafa” a favor de Efraim

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Pagamos um pato que não é nosso, diz diretor da Abin

Senado aprova reposição da Lei Kandir em 2008

Corregedor diz não haver provas contra Efraim

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES