Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/9/2008 13:37
O ministro da Justiça, Tarso Genro, encaminhou nesta quinta-feira (4) ao Planalto um anteprojeto de lei que prevê punições mais rígidas para autores de grampos ilegais. Conforme revelou o ministro, a proposta determina que o servidor público que praticar ou facilitar um grampo ilegal poderá ser demitido por improbidade administrativa. Por sua vez, a imprensa não sofrerá punições por divulgar informações de grampos.
“A imprensa tem um abrigo constitucional, que é o segredo de fonte. Nós temos que tratar, sim, é daquele que comete irregularidades para obter informação, daquele que é o responsável. A imprensa tem o direito de exercer o segredo de fonte. Isso não pode ser tocado por lei nem deve”, afirmou Tarso Genro.
Ontem, o ministro adiantou que essa proposta enviada ao Planalto deveria “preserva a capacidade investigativa da polícia”. “Fica muito claro que o agente público pode continuar esse tipo de investigação, sempre controlado pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário.
Naquela ocasião, Tarso Genro elogiou o diretor-geral afastado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda, e afirmou que a decisão do presidente Lula de afastar a cúpula da entidade foi “correta”. “Lacerda é um homem sério. Pelo que conheço da história dele, ele não determinaria qualquer atitude ilegal como essa que está transitando pelos jornais e, indiretamente, acusando-o de responsabilidade.”
Lacerda e o diretor adjunto da Abin, José Milton Campana, foram afastados no início da semana após a revista Veja publicar um diálogo entre o presidente do STF e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). De acordo com a publicação, a Abin é a responsável pela escuta ilegal. (Rodolfo Torres)
Leia mais
CPI: diretor afastado da Abin admite ter sido vítima de grampo
CPI convoca Jobim e diretores da Abin e da PF
Abin não fez e não faz grampos, diz Campana
Congresso quer criar ouvidoria dentro da Abin
CCJ deve concluir votação sobre grampos no dia 10
Temas
Povos tradicionais
Câmara recebe projeto que amplia ensino técnico a povos tradicionais