Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
2/9/2008 | Atualizado às 18:05
A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência deve aprovar, na próxima semana, três requerimentos de convocação com o objetivo de esclarecer as atividades de inteligência desenvolvidas em conjunto entre Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Polícia Federal (PF). Caso os requerimentos sejam aprovados, comparecerão ao colegiado o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, o diretor-geral temporariamente afastado da Abin, Paulo Lacerda, e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Félix. O colegiado se reunirá no dia 9 de setembro.
Na justificativa, os autores do requerimento – os deputados Gustavo Fruet (PSDB-PR), Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) e Vanderlei Macris (PSDB-SP) – alegam que “foram apuradas relações institucionais entre a PF e a Abin na execução conjunta de investigações, que instruíram inquéritos policiais em que escutas telefônicas constam como meio de prova significativos”. Além disso, continua o requerimento, tal relação “tem sido alvo de análises jornalísticas”.
Os trabalhos no colegiado foram reativados depois da denúncia de que a Abin teria grampeado, segundo reportagem da revista Veja, um diálogo entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Ambos confirmaram o diálogo, o que demonstraria a veracidade da matéria.
Segundo a publicação semanal, também tiveram os telefones rastreados, além de Demóstenes, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), e senadores como Tião Viana (PT-AC), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Alvaro Dias (PSDB-PR).
O general Félix presta depoimento neste instante à CPI dos Grampos da Câmara, que já aprovou há pouco requerimentos de convocação do chefe de Segurança de Operações Especiais do STF, Ailton Carvalho de Queiroz, e do ex-diretor-adjunto da Abin, José Milton Campana. (Fábio Góis)
Leia também
CPI aprova convocação de ex-diretor-adjunto da Abin
CCJ deve concluir votação sobre grampos no dia 10
Garibaldi autoriza varredura em telefones do Senado
Grampos: Fontana não descarta participação de Dantas
Grampos: Chinaglia alerta para mudanças pró-crime
Wilson Trezza assume diretoria da Abin
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR