Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/8/2008 21:46
O Senado aprovou há pouco (12) o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 18/08, proveniente da Medida Provisória 427/08, que altera a estrutura ferroviária do país. A proposta transforma em empresa pública a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., que receberá a administração de algumas ferrovias. Além disso, também extingue a Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (Geipot).
O relator da MP, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), destacou a importância da escolha das novas ferrovias que passam a ser administradas pela Valec: a EF-354, com 4,4 mil Km, que sai do litoral do Rio de Janeiro e vai até a fronteira com o Peru; a EF-334, com 1,5 mil Km, que vai de Ilhéus (BA) a Alvorada (TO); e a EF-167, com 750 Km, que vai de Panorama (SP) a Porto Murtinho (MS).
A medida ainda cria a possibilidade de ser criados sistemas de trens de alta velocidade entre as cidades brasileiras mais populosas; amplia a ferrovia norte-sul até a cidade de Panorama (SP); e estrutura a malha ferroviária de conexão com os portos de Santa Catarina.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores