Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula assina decreto que institui Fundo da Amazônia

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula assina decreto que institui Fundo da Amazônia

Congresso em Foco

1/8/2008 | Atualizado às 16:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em solenidade realizada na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, o presidente Lula assinou hoje (1º) o decreto que institui o Fundo da Amazônia, que terá cerca de US$ 1 bilhão de recursos disponíveis em seu primeiro ano.

Durante a assinatura do decreto, Lula voltou a atacar os países que dão opiniões acerca da postura do governo brasileiro sobre a questão ambiental na Amazônia, sem conhecer a realidade brasileira. Segundo o presidente, tais países se manifestam “como se fossem donos da Amazônia”, e desconhecem que o Brasil tem consciência do valor que a região tem para o planeta. “O que precisa ser feito vai ser feito.”

A Fundo da Amazônia vai captar, por meio de doações, recursos de governos de outros países, empresas nacionais e multinacionais, bancos, instituições da sociedade civil e organizações não governamentais. O BNDES ficará responsável pela gestão dos recursos, que devem chegar a R$ 21 bilhões até 2011. A captação inicial ficou a cargo do Ministério do Meio Ambiente: o primeiro aporte vem da Noruega, em setembro, e será de cerca de 100 milhões de dólares em coroas norueguesas. 

Lula espera que os países desenvolvidos – os maiores poluidores do planeta – se enquadrem nas providências internacionais de redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera e outras formas de poluição – como o Protocolo de Kyoto. Ele disse ainda esperar que os recursos do Fundo possibilitem a divulgação de projetos e ações positivas de preservação da Floresta Amazônica.

“Nem todo mundo cumpre com seu dever. O Protocolo de Kyoto está assinado há muito tempo, e muitos países, que muitas vezes tentam dar lição, sequer assinaram o protocolo”, disse o presidente, adiantando que, entre os dias 20 e 21 de novembro o Brasil fará um encontro reunindo técnicos, especialistas e ambientalistas, embaixadores e governadores, entre outros. O objetivo: discutir os efeitos e implicações socioambientais do biocombustível e os desdobramentos da produção para a Amazônia. (Fábio Góis)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Ministro do Supremo elogia Gilmar Mendes

Sarney pede sanção do projeto que blinda advogados

Sarney pede sanção do projeto que blinda advogados

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES