Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
28/7/2008 | Atualizado 29/7/2008 às 7:28
Por meio de nota, o Banco Matone negou nesta segunda-feira (28) qualquer irregularidade na concessão de empréstimos consignados a servidores da prefeitura de Olindina (BA). No sábado passado, o prefeito da cidade, Aladim Barreto da Silva (DEM) foi afastado do cargo sob a acusação de improbidade administrativa. Ele teria feito transações irregulares com a instituição bancária. Os prejuízos aos cofres públicos chegariam a R$ 615 mil. (leia mais)
Segundo o promotor João Paulo Schoucair, que apresentou a ação civil pública contra o prefeito, Aladim mantinha convênios irregulares com o Banco Matone para conceder empréstimos consignados a servidores municipais.
A instituição destaca que “já se colocou à disposição para esclarecer, junto ao Ministério Público, assuntos relacionados à concessão de crédito consignado nos municípios na Bahia, buscando auxiliar na identificação dos responsáveis pelas irregularidades encontradas durante esse processo”.
“O Banco Matone concedeu financiamento aos funcionários das Prefeituras dos municípios, tendo observado rigorosamente a legislação pertinente”, ressalta a nota.
Confira a íntegra da nota do Banco Matone
DIREITO DE RESPOSTA
Seriedade, respeito e ética norteiam atuação do Banco Matone há quatro décadas
Com 40 anos de história, o Banco Matone - um dos bancos gaúchos mais tradicionais com atuação nacional - sempre conduziu seu trabalho com seriedade e solidez. Com uma visão empresarial de longo prazo, ancorada na excelência do atendimento e na inovação permanente dos produtos e serviços, o Banco exerce, na prática, a missão de oferecer aos clientes, sejam eles investidores ou tomadores de crédito, apoio e orientação financeira baseados nos princípios de ética, transparência, respeito, solidariedade e de valorização humana.
É importante ressaltar que o Matone rege seu negócio seguindo e obedecendo rigorosamente às orientações e normas do Banco Central do Brasil, autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional. Desta forma, a organização já se colocou à disposição para esclarecer, junto ao Ministério Público, assuntos relacionados à concessão de crédito consignado nos municípios na Bahia, buscando auxiliar na identificação dos responsáveis pelas irregularidades encontradas durante esse processo. O Matone também está disponível para o atendimento à formadores de opinião e comunidade, buscando tranqüilizar as relações estabelecidas naquela região e baseadas nos valores institucionais.
Esclarecimentos
Em relação às matérias veiculadas envolvendo o nome do Banco Matone S.A., vimos prestar os seguintes esclarecimentos:
- O Banco Matone concedeu financiamento aos funcionários das Prefeituras dos municípios, tendo observado rigorosamente a legislação pertinente:
a) Foi selado um convênio com a Prefeitura para concessão de financiamento a seus funcionários;
b) Estes apresentaram ao Banco seus contracheques com margem adequada para a sua concessão;
c) Apresentaram igualmente comprovante de residência;
d) Firmaram os contratos de financiamento, tendo os mesmos sido averbados à Prefeitura;
e) Diante da documentação apresentada, o Banco creditou os valores diretamente nas contas corrente dos respectivos tomadores.
O Banco, no resguardo dos seus direitos, está acompanhando as investigações em curso para adotar as providências que se fizerem necessárias.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação
PRERROGATIVAS PARLAMENTARES