Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
15/7/2008 | Atualizado às 15:10
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, deve se encontrar hoje (15), às 18h, com o presidente Lula e o Ministro da Justiça Tarso Genro, no Palácio do Planalto.
A princípio, na agenda oficial de Lula está marcado apenas o encontro com Tarso Genro, que nos bastidores solicitou a presença de Gilmar Mendes na reunião.
O encontro ocorre em meio à grande discussão em torno da Operação Satiagraha (leia a íntegra do relatório) que prendeu na última terça-feira (8), o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas, e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta.
Gilmar Mendes é responsável pela liberação dos três que são acusados de crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas, gestão fraudulenta, formação de quadrilha e tráfico de influência para a execução de movimentações financeiras com informações privilegiadas.
A iniciativa de Mendes gerou descontentamento por parte de procuradores regionais de vários estados que anunciaram ontem (14) a elaboração de uma representação contra o ministro por crime de responsabilidade.
No encontro de hoje com Lula e Tarso, o presidente do Supremo, que criticou a "espetacularização das prisões", deve apresentar algumas propostas de mudanças na lei 4898 de 1965 que dispõe sobre o abuso de autoridade. (Erich Decat)
LEIA TAMBÉM
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira