Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputados-candidatos criticam Exército na Providência

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deputados-candidatos criticam Exército na Providência

Congresso em Foco

3/7/2008 14:59

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A participação do Exército nas obras do projeto “Cimento Social”, no Morro da Providência, localizado no Rio de Janeiro, acabou provocando um debate entre dois deputados-candidatos à prefeitura da capital fluminense e o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Jobim participou hoje (3) de uma audiência pública na Câmara sobre a morte de três jovens da Providência no mês passado. O ministro afirmou que as obras do projeto social, que são de autoria de outro candidato à prefeitura do Rio, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), não tinham caráter eleitoral. 

Por sua vez, os deputados Chico Alencar (Psol-RJ) e Fernando Gabeira (PV-RJ), que também vão concorrer à prefeitura carioca, mostraram panfletos que associavam a imagem de Crivella ao projeto. Para eles, o governo favorece o senador ao implementar o projeto naquela comunidade. Segundo Chico Alencar, deve-se debater “o uso político” dos militares naquela comunidade.

O caso

No mês passado, três jovens do Morro da Providência foram entregues por militares que atuam no projeto “Cimento Social” a traficantes de uma facção rival do Morro da Mineira. Os corpos dos três rapazes, que tinham 17, 19 e 24 anos, foram encontrados num lixão da Baixa Fluminense.

Ainda em junho, a Justiça Federal determinou a retirada imediata das tropas de segurança do Exército da Providência. “A atuação do Exército na segurança pública naquele local violou o dever de abstenção de condutas que causem ameaças ou danos ao direito social, situação evidenciada pelo homicídio de três jovens residentes na comunidade”, afirma.

No último dia 24, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) embargou as obras do projeto. Os fiscais lacraram o canteiro de obras e o barracão do programa.

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), autor de emendas ao orçamento para a viabilização do projeto e candidato à prefeitura do Rio, lamentou a morte dos jovens, mas defendeu a manutenção dos militares na comunidade. (Rodolfo Torres)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Empresário confirma encontro com Dilma

Obituário de Corrente

Comissão convida filha de Roberto Teixeira

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES