Notícias

Oposição obstrui votação de projeto sobre infiéis

18/6/2008
Publicidade
Expandir publicidade
A oposição obstrui a votação de projetos de mudam as regras sobre a fidelidade partidária, em debate na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
 
A reunião extraordinária da manhã de hoje (18) quer apreciar a proposta de Flávio Dino (PCdoB-MA) que altera a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para determinar que os parlamentares sejam cassados caso troquem de partido sem justificativa razoável.
 
Ela garante uma “janela” para que o político eleito para um mandato de quatro anos troque livremente de partido no mês de setembro do terceiro ano, já que, em 1º de outubro, precisará estar filiado à legenda pelo qual concorrerá à eleição seguinte.
 
Na manhã desta terça-feira, o líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), mobiliza os parlamentares para esvaziar a reunião da CCJ. Os deputados são orientados a não assinar a lista de presença. O líder segue as ordens do presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). “O presidente do partido está irredutível”, disse ACM Neto, hoje.
 
O DEM e o PSDB foram os partidos que mais perderam correligionários após as eleições de 2006. A decisão do TSE freou a debandada de quadros da oposição para as fileiras da base governista.
 
Uma nova sessão extraordinária estava prevista para votar o projeto de decreto legislativo de Régis de Oliveira (PSC-SP) que suspende a decisão do TSE. Até agora, não há consenso se essa votação vai mesmo acontecer. (Renata Camargo)
 
LEIA TAMBÉM
 
Adiada votação de projeto que anistia infiéis partidários
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos