Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/6/2008 | Atualizado às 13:50
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (4) o Projeto de Lei 295/07, que dispensa do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos federais os candidatos com renda familiar per capita de até um salário mínimo. A matéria ainda precisa ser votada em plenário.
“Para efeitos desta lei entende-se como grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas residindo na mesma moradia, que usufruam da renda bruta mensal familiar e que sejam relacionadas ao candidato pelos seguintes graus de parentesco: mãe, pai, madrasta, padrasto, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã), avô(ó)”, afirma o projeto.
Para a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), autora da proposta, "a isenção daqueles que não têm condição de pagar facilitará o acesso a todos, tornando um pouco mais justo todo o processo seletivo".
"A busca por uma sociedade justa e igualitária também perpassa pelo acesso irrestrito a tudo, inclusive concursos públicos. Não podemos continuar permitindo que os indivíduos mais pobres sejam impedidos de ter a possibilidade de concorrerem a um cargo público", destaca a senadora petista. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil