Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/6/2008 | Atualizado às 13:25
A Comissão de Desenvolvimento da Câmara aprovou nesta manhã requerimento do deputado Ivan Valente (PSOL-SP) que pede uma audiência pública com autoridades e empresários para obter informações sobre o caso da empresa multinacional Alstom. De acordo com investigação do Ministério Público da Suíça, a empresa teria pagado propina para integrantes do governo de São Paulo em troca de contratos.
Serão convidados Aloísio Vasconcelos, presidente da Alstom no Brasil; o promotor paulista Sílvio Marques; o procurador do Ministério Público Federal Rodrigo de Grandis; e Luiz Fernando Correa, diretor-geral da Polícia Federal.
A base governista na Assembléia Legislativa de São Paulo conseguiu derrubar ontem seis pedidos de convocação de políticos e empresários para explicar o caso da Alstom na CPI da Eletropaulo.
Alguns deputados ponderaram que não teriam poderes para inquirir os representantes da Alstom, muito menos obrigá-los a comparecer na comissão. O deputado Fernando Lopes (PMDB-RJ) pediu cautela. “Não podemos vestir a carapuça de que empresas pagam propina no Brasil para terem obras aprovadas”, disse.
O presidente da comissão, Jilmar Tatto (PT-SP), disse que o objetivo da audiência é obter mais informações sobre o caso. “O debate é saber se não existem outras empresas fazendo isso. Acho prudente, até para a Câmara não se omitir, colhermos informações para criarmos um juízo de valor”, defendeu. A data da audiência ainda não foi marcada. (Tatiana Damasceno)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil