Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/6/2008 19:29
A comissão parlamentar de inquérito criada na Câmara no ano passado para investigar a desnutrição indígena encerrou hoje (3) suas atividades, com a votação do relatório final do deputado Vicentinho Alves (PR-TO).
O relator pediu a extinção dos convênios com organizações não-governamentais para tratar da saúde indígena e o fortalecimento da Funasa e Funai. “É um relatório propositivo”, afirma.
Vicentinho Alves também defende a criação de uma secretaria especial, ligada à Presidência da República, para cuidar da questão indígena. De acordo com o deputado, também é necessária a revisão dos limites das terras demarcadas dos povos indígenas Guarani, Kaiowá e Terena, para garantir o espaço territorial adequado para eles.
O relatório aponta que o Tribunal de Contas da União detectou problemas na gestão dos recursos destinados à saúde indígena, que passaram de R$ 50 milhões em 2000 para R$ 259 milhões em 2006. “O maior percentual do orçamento da Funasa é gasto na área administrativa e não na consecução das ações sob sua competência”, diz o texto. (Tatiana Damasceno)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil