Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CPI já tinha requerimento para convocar Aparecido

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CPI já tinha requerimento para convocar Aparecido

Congresso em Foco

9/5/2008 | Atualizado às 12:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A convocação do secretário de controle interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires, principal suspeito de ter vazado o dossiê sobre gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, já estava na lista de requerimentos da CPI dos Cartões Corporativos, desde março, mas ainda não tinham sido colocados em votação pela comissão.

Mesmo assim, o deputado Vic Pires Franco (DEM-PA) apresentou novo requerimento pedindo a convocação do funcionário da Casa Civil. Vic Pires justifica que existe um fato novo e também pede a convocação de André Fernandes, assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que já confirmou ter recebido o dossiê por meio de mensagem eletrônicas trocadas com Aparecido. 

Além disso, o deputado do Pará pedirá a prorrogação dos trabalhos da CPI por 60 dias. “Com esse prazo podemos esperar pela conclusão do inquérito da Polícia Federal sobre o caso”, afirmou ao Congresso em Foco.

Requerimentos antigos

O primeiro requerimento para ouvir o funcionário da Casa Civil é o 96/08 e foi proposto pelo deputado Maurício Quintella Lessa (PDT-AL) no dia 11 de março. É um requerimento de convite para o secretário prestar esclarecimentos.

O segundo foi protocolado pelos deputados Índio da Costa (DEM-RJ) e Vic Pires no dia 19 de março. A justificativa era a de que o Tribunal de Contas da União (TCU) afirmava que a secretaria de José Aparecido era a única responsável pelas contas da Presidência.

“Assim, a presença do senhor secretário de Controle Interno da Casa Civil da Presidência pode contribuir sobremaneira para essa avaliação, vez que ficou constatado, com a vinda do Sr. Controlador-Geral da União, que a análise das contas da Presidência são de exclusiva responsabilidade da referida Secretaria de Controle Interno”, diz a justificativa dos dois deputados do DEM.

 A próxima reunião da comissão está prevista para o dia 20, mas a oposição irá pressionar a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), presidente da CPI,  para convocar uma reunião no início da próxima semana. (Tatiana Damasceno)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Dirceu nega envolvimento com vazador do dossiê

Garibaldi pede rigor na apuração do vazamento

Juiz bloqueia contas de envolvidos no caso BNDES

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES