Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/4/2008 | Atualizado às 16:57
A Receita Federal desmontou hoje, no Rio de Janeiro, um esquema de fraudes de declaração ao imposto de renda. No mínimo 6 mil contribuintes estão envolvidos no rombo aos cofres públicos, cujo valor é estimado em R$ 35 milhões.
O esquema, desbaratado pela Operação Conto do Vigário, era comandado por um contador. Ele oferecia vantagens na declaração do IR a empresários e executivos, indicados por corretores de seguros que trabalhavam com grandes empresas no Rio.
Os fraudadores inseriam dados falsos na declaração, como número de dependentes e gastos com saúde e instrução, para aumentar o valor da restituição do imposto. Os cabeças da fraude ficavam com uma "comissão" que variava de 10% a 50% do valor da restituição.
Hoje foram confiscados aparelhos eletrônicos, como computadores e palmtops, com dados dos contribuintes e CNPJs usados pelos fraudadores. Segundo a Receita, cerca de 200 dos 6 mil contribuintes já foram intimados.
O Ministério Público deve iniciar uma representação criminal para que os envolvidos respondam por crime contra ordem tributária. A pena pode ser o pagamento de multa, que vai de 75% a 225% do imposto devido. A pena, nesse caso, pode ser de seis meses a cinco anos de prisão. (Sofia Fernandes)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil