Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula tem o maior índice de aprovação desde 2003

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula tem o maior índice de aprovação desde 2003

Congresso em Foco

27/3/2008 | Atualizado 28/3/2008 às 7:35

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje (27) mostra que o governo atingiu, neste mês de março, o maior índice de popularidade desde 2003, primeiro ano de mandato do presidente Lula, quando registrou 51% aprovação.

De acordo com o levantamento realizado entre os dias 19 e 23 deste mês, 58% dos entrevistados avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”. Já as menções de “ruim” ou “péssimo” totalizam 11%. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas, em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A região Nordeste é onde o presidente Lula tem o maior índice de aprovação em comparação às demais regiões. Segundo a pesquisa, 70% dos nordestinos entrevistados avaliaram o governo como “ótimo” e “bom”.

Um dos motivos apontados pela pesquisa para o alto índice de aprovação do governo é o atual momento econômico pelo qual o país atravessa e as expectativas da população em relação ao futuro, de acordo com a pesquisa.

Quanto a esse último quesito, 42% dos entrevistados acreditam que a própria renda irá aumentar nos próximos seis meses.

Ainda em relação aos salários, a pesquisa mostra que o novo valor do salário mínimo, que passou de R$ 380 para R$ 415, no início do mês,  e as denúncias sobre gastos com cartão de crédito corporativo, estão entre os temas mais lembrados pela população.

Apesar das perspectivas positivas quanto aos vencimentos, a maioria dos entrevistados (51%) afirmou que a inflação vai aumentar nos próximos meses, contra 15% que dizem que isso não deve ocorrer. Há três meses, menos da metade (49%) dos entrevistados acreditava no aumento dos preços. Por outro lado, no caso do combate à inflação, 51% aprovam e 43% desaprovam a atuação do governo para conter a alta dos preços.

Reforma tributária

Um dos principais temas de debate hoje no Congresso, a reforma tributária também foi abordada na pesquisa. Segundo o levantamento, “parcela expressiva dos brasileiros” acredita que a reforma poderá acelerar o crescimento econômico do país, além de aumentar a oferta de vagas no mercado de trabalho. Por outro lado, mesmo com perspectiva de crescimento em vista, 60% do entrevistado desaprovam a política de impostos, já 35% aprovam.

Segurança pública

Os entrevistados também opinaram quanto à segurança pública do país, sendo que 46% avaliaram como "pior" em relação aos últimos dez anos. Entre as medidas para combater a criminalidade, a grande maioria (83%) defende o uso das forças armadas e a redução da maioridade para 16 anos. Já a prisão perpétua é defendida por 64% dos entrevistados e a pena de morte por 46%.

Congresso desacreditado

Se por um lado o presidente Lula se mantém tranqüilo quanto à sua imagem, os congressistas não dispõem da mesma retórica. Segundo a pesquisa, 61% dos entrevistados não confiam no Congresso Nacional. As instituições que mais inspiram confiança para os brasileiros é a Forças Armadas e a Polícia Federal. (Erich Decat)

Matéria atualizada às 16H37

Leia ainda:

CNI/Ibope: para 82%, reforma tributária é importante

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

CNI/Ibope: 82% dão importância à reforma tributária

Genro quer "agravar pena" de quem faz escutas ilegais

Oposição discorda de vetos sobre IPI e SUS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES