Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
24/3/2008 | Atualizado às 15:12
O conselho político do governo terá uma reunião nesta segunda-feira (24), às 17h, no Palácio do Planalto, para tratar da proposta que muda a tramitação das medidas provisórias no Congresso.
A principal reivindicação dos parlamentares é possibilitar que as MPs deixem de trancar a pauta de votações da Câmara e do Senado, assim que seu prazo estiver vencido. Apenas a Câmara terá sua pauta trancada por 14 medidas provisórias nesta semana. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), busca um acordo para destrancar a pauta. A oposição obstrui as votações na Casa desde a semana passada.
O deputado Leonardo Piccini (PMDB-RJ), relator das propostas de mudança na tramitação das MPs na comissão especial criada para discutir o tema, apresentará seus parecer amanhã (25).
Apesar dos apelos dos governistas, para que o mecanismo do trancamento da pauta não seja retirado, o peemedebista garante que esta será a essência de seu relatório. Na apresentação prévia de seu parecer, Picciani sugeriu que as medidas provisórias passem a valer por 120 dias, e não mais por 60 prorrogáveis por igual período.
O conselho político do governo é composto pelo presidente Lula, pelos líderes dos partidos da base aliada, e pelos ministros José Múcio (Relações Institucionais); Guido Mantega (Fazenda); e Tarso Genro (Justiça). (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil