Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/3/2008 | Atualizado às 16:39
O ministro Gilmar Mendes foi eleito hoje por 9 votos a favor e 1 contra, como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A eleição não teve surpresa uma vez que pela tradição da Corte, o ministro mais antigo, que não tenha sido presidente, é eleito.
Mendes deve tomar posse no próximo dia 23 de abril quando substituíra a atual presidente do STF, ministra Ellen Gracie. De acordo com o regimento interno do tribunal, na data em questão, a ministra passa a ser a relatora de todos os processos que até então estavam sob a análise de Gilmar Mendes. A vigência do cargo de presidente é para o biênio 2008-2010.
Além de ser eleito presidente do STF, Gilmar Mendes também foi indicado para assumir a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para ocupar o cargo, no entanto, ainda precisar ser sabatinado no Senado.
Na mesma sessão, realizada hoje (12) no STF, o ministro Cezar Peluso foi eleito vice-presidente do tribunal.
Indicação
Gilmar Mendes foi indicado para ocupar uma vaga na Corte em 2002 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, ele substituiu o ministro Néri da Silveira que deixou o cargo para se aposentar. Já Cezar Peluso, indicado pelo presidente Lula, ocupou a vaga do ministro aposentado Sydney Sanches. (Erich Decat)
Confira o currículo dos ministros eleitos
Curriculum Vitae do ministro Gilmar Mendes (simplificado)
Curriculum Vitae do ministro Cezar Peluso
Temas
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física
Atualização Fiscal
Câmara aprova projeto que atualiza valores de bens no Imposto de Renda