Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PEC da reeleição infinita é um "não fato", diz Chinaglia

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PEC da reeleição infinita é um "não fato", diz Chinaglia

Congresso em Foco

1/11/2007 | Atualizado às 17:36

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), classificou hoje (1º) de “não fato” o pedido do deputado Fernando Ferro (PT-PE) pelo desarquivamento, em fevereiro deste ano, de uma proposta de emenda à Constituição que permite a reeleição sem limites para cargos majoritários. (assista ao vídeo)

Para Chinaglia, a imprensa deu atenção demais a um fato sem importância e a chance de a matéria tramitar na Casa “é nula”. A medida permitiria que o presidente Lula se candidatasse a um terceiro mandato consecutivo. Atualmente, a Constituição brasileira permite apenas a reeleição para os cargos majoritários do Executivo (prefeitos, governadores e o presidente da República).

O assunto foi abordado na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo, que ressalta que o pedido de desarquivamento partiu do deputado Fernando Ferro (PT-PE). “Ele solicitou, em fevereiro, o desarquivamento de propostas sobre a reeleição e acabou colocando novamente em discussão a emenda que permitiria a perpetuação no poder, já que todas estavam apensadas”, afirma o periódico paulistano.

Chinaglia ressaltou que não foi procurado pelo jornal e que é normal este pedido, uma vez que, ao término de toda legislatura, todas as proposta são arquivadas. “Até aquelas que têm parecer favorável”.

O petista também afirmou que existem diversas outras matérias na Casa que pedem o fim da reeleição.  

Pauta da próxima semana

O deputado paulista afirmou que discutirá na reunião de líderes da próxima semana a possibilidade de serem colocadas em pauta algumas matérias que, em sua avaliação, devem ser apreciadas (assista ao vídeo). Entre elas, está a PEC da Defensoria Pública, que concede os mesmos direitos do Ministério Público aos defensores públicos.

A PEC do Vereadores também deve entrar na pauta. A proposta limita o número de vereadores de acordo com a quantidade de habitantes por municípios.

Chinaglia também afirmou que vai se reunir com líderes das duas Casas legislativas na terça-feira da próxima semana para tratar da PEC do Voto Aberto.

Emenda 29

”Como médico”, o deputado petista se mostrou satisfeito com a aprovação da Emenda 29 na Câmara. A proposta vincula os investimentos na área de saúde à variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB) e acrescenta mais R$ 23 bilhões no setor no período de quatro anos.

A oposição queria a aprovação do texto original da Emenda 29, que determina que a União deve investir 10% daquilo que é arrecado no setor.

O presidente da Câmara afirmou que foi feito o possível para incrementar os recursos no setor. “Os investimentos nunca serão suficientes”, disse. (Rodolfo Torres)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Kátia Abreu: "Regulamentação da Emenda 29 é farsa"

Governo tem obsessão pelo gasto, diz relatora da CPMF

CPMF banca gastos com doenças graves, diz Temporão

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

Nova condenação

TRF-4 sentencia Bolsonaro a pagar indenização de R$ 1 mi por racismo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES