Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/9/2007 | Atualizado às 16:42
O presidente Lula se reuniu com líderes do PMDB para discutir a “rebelião” do partido que, ontem à noite, levou à extinção da Secretaria Especial de Planejamento de Longo Prazo (Sealopra), chefiada pelo filósofo Mangabeira Unger. O encontro serviu também para buscar inclusive soluções para o impasse dos 660 cargos extintos com o fim da Secretaria, criados pelo Executivo por meio da Medida Provisória 377 (MP 377/07), rejeitada ontem no plenário do Senado.
Estavam presentes à reunião o ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer, a líder do governo no Congresso, Roseana Sarney (PMDB-MA), o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e o líder do PMDB na Câmara, Luiz Eduardo Alves (RN).
O resultado da votação em plenário – 46 votos contra a MP, e apenas 22 a favor (mais que o dobro) – é um claro sinal da insatisfação do PMDB em relação à distribuição de cargos do governo a membros do Partido dos Trabalhadores (PT). Na semana passada, os petistas José Eduardo Dutra e Maria das Graças Foster foram confirmados pelo Planalto em cargos de diretoria na Petrobras.
A aprovação da CPMF no Senado seria a moeda de troca do PMDB por recursos e cargos-chave na esfera federal. Para Jucá, a conduta da bancada do partido no Senado seria um reflexo que acontece na Câmara, onde o partido só aprovou a prorrogação da CPMF depois que o governo garantiu, por meio de Mares Guia, a distribuição de cargos e a liberação de recursos de emendas orçamentárias.
Enquanto isso, Mangabeira Unger, que agora ironicamente não sabe qual será o futuro do “Ministério do Futuro” (apelido jocoso dado pela imprensa à Secretaria), reserva-se ao silêncio e, por meio de sua assessoria, diz que não se manifestará sobre a decisão do Senado. (Fábio Góis)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil