Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
26/7/2007 | Atualizado às 13:14
Em depoimento à CPI do Apagão Aéreo, o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho, admite que o "Estado brasileiro é o responsável pela investigação de acidentes que acontecem em solo nacional", mas diz que ainda não é possível garantir que a tragédia tenha acontecido devido à falta de grooving [ranhuras que auxiliam o escoamento da água da chuva] na pista.
O brigadeiro disse que não houve erro na homologação do avião da TAM, pois as ranhuras na pista são apenas um meio "adicional" de segurança. E que até segunda ou terça-feira o Cenipa poderá ter uma idéia mais bem definida sobre as causas do acidente, após a "análise dos gráficos das caixas-pretas".
De acordo com Jorge Kersul Filho, todas as pessoas e empresas que podem estar ligados, direta ou indiretamente, ao acidente estão sendo ouvidas, além da situação com o avião da TAM estar sendo comparada com "outros acidentes semelhantes".
O brigadeiro também contou que o Cenipa fez uma reunião no dia 28 de dezembro do ano passado para discutir a situação de Congonhas. "Na reunião comentamos que se não fossem tomadas providências cedo ou tarde aconteceria um acidente em Congonhas". De acordo com o chefe do Cenipa, foi justamente nessa reunião que os oficiais discutiram a reforma da pista do aeroporto. (Soraia Costa)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil