Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/8/2010 14:44
Fábio Góis
Está prevista para este sábado (7) uma reunião entre o presidente Lula e o colega recém-eleito na Colômbia, Juan Manuel Santos, antes da cerimônia de posse na capital Bogotá, daqui a alguns instantes (17h no horário de Brasília). A ocasião será usada pelo brasileiro para levar mensagem escrita do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sinalizando o desejo de diálogo em favor da paz entre os dois países vizinhos. Recentemente, o presidente colombiano Alvaro Uribe acusou o governo venezuelano de dar suporte às Farc, grupo guerrilheiro da Colômbia.
As acusações de Uribe foram feitas no última dia 22, durante sessão da Organização dos Estados Americanos (OEA), e acirraram a animosidade entre Venezuela e Colômbia. A ponto de Hugo Chávez ter rompido relações diplomáticas e decretado estado de alerta, na semana passada, declarando prontas para ataque as tropas militares estrategicamente posicionadas na fronteira entre os dois países.
Segundo Uribe, cerca de 1,5 mil integrantes das Farc e do Exército de Libertação Nacional estavam em território venezuelano, com anuência do governo Chávez, que negou as acusações. Uribe ajuizou ações para que cortes internacionais investiguem a denúncia. Os dois países reforçaram a segurança na região fronteiriça, que permanece em clima tenso.
Depois de encontro com Lula realizado ontem (sexta, 6), Chávez iniciou o processo de paz com o envio do chanceler Nicolás Maduro como representante do Estado venezuelano. Segundo a Agência Brasil, Chávez disse ao colega brasileiro - que, aliás, funciona como principal mediador do imbróglio - estar otimista em relação ao entendimento. "Lula leva uma missão [a Bogotá], que falamos bastante com ele e com o secretário-geral [da União das Nações Sul-Americanas], Néstor Kirchner, que foi a Bogotá. Estamos otimistas, só podemos adiantar isso", declarou Chávez.
Em ação adicional pela paz, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, reuniu-se com a chanceler colombiana, Angela Holguin, para tentar reverter a situação, que ainda é considerada delicada.
Humor
A despeito da vendeta entre Chávez e Uribe, confira como o tema é tratado com leveza e humor pelo site venezuelano El Chiguire Bipolar, na animação "La isla presidencial". No quatro episódio, uma partida de futebol - exemplo que poderia ser transposto para a realidade, sem guerra - resolve qualquer diferença entre os mandatários. Ou tenta resolver, pelo menos...
Futebol ideológico no episódio 4 de 'Isla presidencial'
Confira o primeiro, segundo e o terceiro capítulos da saga anarco-jornalística.
Temas
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
Boletim Focus
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
REAJUSTE SALARIAL
STF envia ao Congresso reajuste para servidores do Judiciário