Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. OAB critica Jobim e Tarso Gerno nega crise

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

OAB critica Jobim e Tarso Gerno nega crise

Congresso em Foco

30/12/2009 16:05

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, afirmou nesta quarta-feira (30) que "anistia não é amnésia". Em entrevista à Agência Brasil, Britto criticou a pressão do ministro da Defesa, Nelson Jobim, contra a criação da Comissão da Verdade, prevista no Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). O ministro da Justiça, Tarso Genro, porém, negou a crise e disse que não há "nenhuma controvérsia insanável" entre a Defesa e a Secretaria Especial de Direitos Humanos.

Segundo reportagem publicada hoje pelo jornal O Estado de S. Paulo, o PNDH-3, proposto pelo ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos, e lançado no dia 21 passado, na avaliação dos militares e do ministro Jobim, tem trechos "revanchistas e provocativos". O titular da pasta da Defesa chegou a entregar carta de demissão ao presidente Lula em 22 de dezembro. Os comandantes das forças armadas também sairiam em solidariedade a Jobim. (leia mais)

Ao final de três dias de tensão, informa o jornal, o presidente da República e o ministro da Defesa fizeram um acordo político: não se reescreve o texto do programa, mas as propostas da lei a serem enviadas ao Congresso não afrontarão as Forças Armadas e, se for preciso, a base governista será mobilizada para não aprovar textos de caráter revanchista.

"O Brasil não pode se acovardar e querer esconder a verdade. Anistia não é amnésia. É preciso conhecer a história para corrigir erros e ressaltar acertos. O povo que não conhece seu passado, a sua história, certamente pode voltar a viver tempos tenebrosos e de triste memória como tempos idos e não muito distantes", afirmou Cezar Britto.

Tarso Genro, de acordo com a Agência Brasil, negou que Jobim e os comandantes militares tivessem pedido demissão. "Não há nenhum pedido de demissão e nenhuma controvérsia insanável entre o Ministério da Defesa e a Secretaria Especial de Direitos Humanos. O presidente está tranquilo e vai resolver isso com sua capacidade de mediação depois de voltar de férias", afirmou o ministro.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça nega convocação da Câmara Legistiva do DF

Embaixada divulga lista de brasileiros que estavam na região atacada

Servidor protocola mais um pedido de impeachment contra Arruda

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES