Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Para livrar Câmara, distritais miram no governo Arruda

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Para livrar Câmara, distritais miram no governo Arruda

Congresso em Foco

1/12/2009 21:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

A reunião de quase quatro horas dos deputados distritais teve como base uma espécie de "operação salva Legislativo". A avaliação dos parlamentares que participaram do debate é que, na tentativa de minimizar os estragos feitos pela Operação Caixa de Pandora, deve-se mirar no Executivo. Mais precisamente, no governador José Roberto Arruda (DEM). No entendimento de distritais ouvidos pelo site, a instalação da CPI da Corrupção é o primeiro passo para reverter o quadro negativo.

Leia mais sobre a Operação Caixa de Pandora

Mesmo com os vídeos da Operação Caixa de Pandora, que mostram parlamentares recebendo propina e os indícios de acertos em votações de projetos polêmicos, a avaliação corrente é que nada teria acontecido se o governo não tivesse comprado a base aliada. "A preocupação é mostrar que os problemas não estão centralizados no Legislativo, e sim no Executivo", afirmou um dos distritais ouvidos pelo site.

Na avaliação dos deputados, as denúncias envolvendo os parlamentares são "menores" do que as que atingiram o primeiro escalão do GDF. Por isso, a base aliada resolveu ceder e deixar a CPI ser criada. A oposição, formada por quatro deputados do PT e um do PDT, apresentaria um requerimento para criar a comissão amanhã. Mas, com o recuo dos aliados, o documento será de autoria da Mesa Diretora, assinado por todos os parlamentares.

"Acredito que já houve um avanço, pois estamos instaurando uma CPI e vamos decidir sobre a aceitação da denúncia contra o governador por crime de responsabilidade", disse a líder do PT na Câmara, Erika Kokay. Já o deputado José Antonio Reguffe (PDT) defendeu que os contratos com as empresas citadas no inquérito da Polícia Federal sejam rescindidos. "Se forem serviços públicos não essenciais é preciso que sejam cancelados. Já fiz um requerimento solicitando ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público do DF que façam auditorias em todos esses contratos", anunciou.

Porém, a tática pode dar errado dependendo da postura dos próprios parlamentares. A Mesa Diretora vai encaminhar à Corregedoria pedido de investigação de oito distritais citados no inquérito que deu origem à Caixa de Pandora. Mas a falta de provas em alguns casos, e a citação por terceiros, em outros, pode dificultar à Câmara na tarefa de "cortar na própria carne". "Tem alguns deputados que dificilmente serão cassados, como o Roney Nemer (PMDB), por exemplo", disse outro deputado.

Impeachment

A criação da CPI foi considerada como uma vitória da oposição e de dissidentes da base. Mas esperava-se que, por conta do volume de denúncias, os deputados aceitassem a instauração de uma investigação contra Arruda por crime de responsabilidade. Porém, interlocutores do governador disseram que ele se afastaria do governo por 180 dias caso o processo começasse. Neste momento, parlamentares da base recuaram e decidiram postergar a decisão sobre Arruda.

Mesmo assim, a oposição promete para amanhã a entrada com o pedido de impeachment de Arruda. Mas, na avaliação de opositores, o pedido ganhará mais força caso a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decida, na quinta-feira, também pedir a investigação do governador. Caso isso aconteça, a pressão em cima dos parlamentares deverá fazer o processo andar.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

OPERAÇÃO OVERCLEAN

PF investiga desvios de emendas parlamentares na Bahia

CORRUPÇÃO

Acordos de leniência já devolveram R$ 10 bilhões aos cofres públicos

DESVIO BILIONÁRIO

Aposentados foram presas fáceis de fraudadores, diz Lewandowski

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Câmara dos Deputados

Diante de exílio de Eduardo, projeto prevê exercício remoto do mandato

2

AGENDA DA SEMANA

Veja cinco assuntos na mira do Congresso na semana antes do recesso

3

DEPUTADO NOS EUA

Eduardo diz que "se for o caso" abre mão do mandato na Câmara

4

AGENDA DA SEMANA

Câmara pauta licenciamento ambiental na semana antes do recesso

5

AGENDA DA SEMANA

Senado vota aumento de militares e tem pauta fria na semana pré-férias

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES