Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/10/2008 | Atualizado às 22:52
Apesar de o Tribunal Superior Eleitoral ter garantido que a apuração nas capitais terminaria até às 22h, três cidades emperram a divulgação dos resultados: São Paulo, Recife e Belém. Nas duas primeiras, a corte eleitoral registrou problemas durante a votação, no caso da capital pernambucana, e de atraso no envio dos votos ao TSE, como em São Paulo. Em Belém, de acordo com o tribunal, não há incidentes que tenham atrapalhado as eleições.
Na coletiva concedida agora há pouco, o ministro Ayres Britto afirmou que "tudo se processa segundo nossos prognósticos". Mesmo com problemas em Recife e Goiânia, que encerrou antes das 22h a totalização dos votos, ele se manteve otimista quanto ao cumprimento do prazo. "Esperávamos que até as 22h a totalização e divulgação em todas as capitais. E, até o final do dia de hoje, mais de 90% dos municípios conhecerão seus prefeitos", afirmou.
A situação de São Paulo, de acordo com o secretário de Tecnologia e Informação do TSE, Giuseppe Dutra, aconteceu porque muitos boletins foram enviados ao tribunal simultâneamente, o que causou uma sobrecarga no sistema Divulga. "Eles entraram no sistema com uma velocidade para além do esperado", afirmou o secretário.
Ele descarta, entretanto, qualquer falha de logística no caso. Enquanto as outras cidades já sabiam dos resultados on line, os paulistanos ficaram tensos e até cogitaram uma possível fraude, já que não havia um único voto na contagem do TSE. "Nós fizemos várias simulações e todas ocorreram como o esperado. Mas após o término da votação os dados das seções eleitorais vieram muito mais rápido do que em qualquer projeção", disse Dutra.
Em Recife, as duas maiores seções eleitorais de Recife, a 149 e a 158, tiveram problemas com o funcionamento das urnas eletrônicas. Por conta disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu a distribuição de senhas aos eleitores e determinou que a votação só vai terminar até a última pessoa votar. (Mário Coelho)
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora