Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/10/2008 | Atualizado às 19:58
Jogo é jogo, treino é treino, sabemos todos. De modo análogo, pesquisas de boca-de-urna não podem ser tomadas como expressão fiel e definitiva dos resultados eleitorais. Mesmo assim, de maneira geral, elas costumam acertar mais do que errar, no esforço para anteciparem as tendências finais do voto dos eleitores.
Assim, as pesquisas de boca-de-urna Ibope/TV Globo divulgadas a partir do final da tarde de hoje (domingo, 5) são a primeira informação concreta sobre o que os brasileiros decidiram em relação à condução das principais cidades brasileiras nos próximos quatro anos. E o que elas dizem de novo?
Principais novidades
Belo Horizonte (MG) – deve haver segundo turno entre Márcio Lacerda (PSB), que ficou com 45% dos votos válidos, e Leonardo Quintão (PMDB), que apareceu com 38%.
Salvador (BA) – João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT), ambos com 31%, devem disputar o segundo turno. ACM Neto (DEM) tem 27%, o que o coloca fora da disputa do dia 26, embora, de acordo com a margem de erro (dois pontos para mais ou para menos), ele ainda se veja teoricamente em situação de empate técnico.
Rio de Janeiro (RJ) – confirmados os números da pesquisa, Eduardo Paes (PMDB), com 33%, disputará a segunda rodada de votação com Fernando Gabeira (PV), que tem 23%. Marcelo Crivella (PRB), apareceu com 20%, perto do limite da margem de erro.
Porto Alegre (RS) – de acordo com a pesquisa, José Fogaça (PMDB), com 39% dos votos, enfrentará Maria do Rosário (PT) no segundo turno. Ela tem 23% dos votos, quatro pontos percentuais à frente de Manuela D’Ávila (PCdoB), exatamente no limite da margem de erro.
O que as pesquisas confirmam
São Paulo – como mostravam as pesquisas mais recentes e agora ratifica a boca-de-urna Ibope/TV Globo, Marta Suplicy (PT), com 36% dos votos válidos, e Gilberto Kassab (DEM), com 32%, voltarão a se enfrentar no segundo turno. Geraldo Alckmin (PSDB) fica fora, com 21% dos votos.
Florianópolis – Dario Berger (PMDB), com 43% dos votos válidos, e Esperidião Amin (PP), com 23%, devem disputar o segundo turno.
Recife – O candidato do PT, João da Costa, deve ser suceder o também petista João Paulo. Ele aparece em primeiro, com 54% dos votos válidos. Em segundo, Mendonça Filho (DEM) figura com 24%.
A conferir
Fortaleza – Luizianne Lins (PT) deve sair vitoriosa no primeiro turno, com 53% dos votos. O ex-deputado federal Moroni Torgan (DEM), com 25%, e a senadora Patrícia Saboya (PDT), com 15%, vêm em seguida. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, é preciso aguardar.
Manaus – Amazonino Mendes (PTB) tem 48% dos votos. Pela margem de erro, pode chegar a mais dois pontos percentuais e liqüidar no primeiro turno. Caso contrário, deve enfrentar Omar Aziz (PMN) e Serafim Corrêa (PSB), que têm 20% dos votos.
Belém – Duciomar Costa (PTB) está no segundo turno, com 33% dos votos válidos, mas não se sabe quem ele enfrentará. A pesquisa aponta uma diferença muito pequena entre José Priante (PMDB) e Mário Cardoso (PT): 21% e 19%, respectivamente.
Resultado encerrado
Curitiba: Beto Richa é reeleito
Vitória: Coser é reeleito em Vitória (ES)
Palmas: Raul Filho é reeleito no Tocantins
(Sylvio Costa e Eduardo Militão)
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação