Notícias

Crise na Bolívia: oposição e governo tentam acordo

18/9/2008
Publicidade
Expandir publicidade

O governo boliviano e a oposição daquele país se reúnem na manhã desta quinta-feira (18), na cidade de Cochabamba, para a primeira rodada de negociações sobre a crise política na Bolívia. A reunião, segundo propôs o próprio presidente boliviano, Evo Morales, será fechada e sem intervalos, até que as partes cheguem a um acordo.

A retomada do diálogo, segundo informações da Agência Brasil, foi acertada na noite de terça-feira (16), em que o porta-voz da oposição, o prefeito Mario Cossío, do departamento (estado) de Tarija, anunciou a assinatura de um pré-acordo com o governo.

O documento foi assinado por governo e oposição horas depois que o governador do departamento de Pando, Leopoldo Fernández, foi preso acusado de ser o mandante da morte de, pelo menos, 16 pessoas na semana passada.

A Bolívia vem sendo palco de violentos protestos, em que mais de 30 pessoas já morreram. A crise política na Bolívia foi agravada na quarta-feira (10) com a explosão em um gasoduto em Palmar Grande, no norte boliviano. O incidente causou a suspensão parcial e temporária do fornecimento de gás para o Brasil e outros países da América Latina.

A crise é marcada pela disputa entre governo e oposição ao presidente Evo Morales. A elite boliviana quer que Morales repense sobre o repasse aos departamentos do dinheiro obtido com impostos sobre gás e petróleo. O governo suspendeu o repasse, alegando que esse dinheiro é necessário para custear pensões para idosos, ação feita pelo governo federal.

O impasse também recai sobre o texto da Constituição Federal, promulgada no final do ano passado. O texto dá mais poderes para os indígenas bolivianos, que representam 60% da população, mas fazem parte do grupo mais empobrecido.

Entenda mais sobre a crise:

O rescaldo da guerra dos farrapos evitada

Bolívia, terra em transe

Crise na Bolívia: manifesto divulgado hoje apóia Evo

Lula participa da reunião emergencial sobre a Bolívia

Explosão compromete fornecimento de gás ao Brasil

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos