Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula: "Pré-sal é um passaporte para o futuro"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula: "Pré-sal é um passaporte para o futuro"

Congresso em Foco

28/8/2008 | Atualizado às 14:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Lula destacou hoje (28), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), a importância das jazidas de petróleo recentemente descobertas na camada pré-sal (que vai do litoral do Espírito Santo até Santa Catarina). Segundo o petista, “o pré-sal é um passaporte para o futuro e sua principal destinação deve ser a educação das novas gerações e o combate à pobreza”.

“Se os recursos do pré-sal forem aquilo que imaginamos, o Brasil dentro de alguns anos se transformará num grande produtor mundial de petróleo. É uma perspectiva nova, que abre extraordinárias possibilidades de desenvolvimento para o país, mas que contém também desafios e riscos, que precisam ser enfrentados. Afinal, não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar essa imensa riqueza”, afirmou o presidente.

Lula ressaltou que já constituiu uma comissão interministerial para estudar as formas de explorar esses recursos. “No fim de setembro, a Comissão me entregará suas sugestões sobre o assunto e, em seguida, o governo abrirá uma ampla discussão na sociedade brasileira”,afirmou.

O presidente também destacou que “o Brasil não quer ser um mero exportador de óleo cru”. “Ao contrário, queremos consolidar no país uma forte indústria petrolífera, com toda sua cadeia produtiva, que agregue valor aqui dentro e exporte derivados.”

O petista ainda discorreu sobre a proposta de reforma política que o governo pretende enviar ao Congresso. Conforme ressaltou, “a democracia é a mais importante de todas as nossas conquistas. Queremos vê-la cada vez mais forte”. “Nesse sentido, meu governo está enviando ao Congresso algumas propostas para a reforma do sistema político. Sabemos que essa é uma tarefa que, em última instância, caberá aos deputados e senadores. Mas queremos dar nossa contribuição, como um estímulo para que o tema ocupe na agenda nacional o lugar de destaque que merece”.

Lula reafirmou o compromisso do governo em relação ao combate à inflação e o desejo de ver aprovada a reforma política. “Quero deixar claro que, em hipótese alguma, permitiremos a volta da inflação e da irresponsabilidade fiscal neste país. E continuaremos nos esforçando para melhorar ainda mais o ambiente econômico. Por isso mesmo, esperamos que o Congresso Nacional aperfeiçoe e aprove a tão sonhada reforma tributária que todos nós precisamos.” (Rodolfo Torres)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Senado aprova criação de 1.138 cargos na Justiça

Marina diz que leis das águas precisam ser cumpridas

Lula oficializa Juca Ferreira como ministro da Cultura

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES