Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Diretor da Abin vai a CPI rebater acusações de Dantas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Diretor da Abin vai a CPI rebater acusações de Dantas

Congresso em Foco

20/8/2008 | Atualizado às 10:31

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A CPI dos Grampos ouve hoje (20), a partir das 14h30, o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda. A iniciativa de prestar esclarecimentos aos parlamentares partiu do próprio Lacerda.

Ele decidiu rebater declarações do banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, que disse aos deputados, na semana passada, que o diretor-geral da Abin articulou a Operação Satiagraha como represália à divulgação de um suposto dossiê na época em que Lacerda comandava a Polícia Federal (leia mais). O material, que atribuía contas no exterior ao então diretor-geral da PF, foi divulgado pela revista Veja em 2004. Dantas nega ter repassado os papéis à revista.

O banqueiro foi preso duas vezes pela Operação Satiagraha, em julho deste ano, juntamente com mais de 20 pessoas acusadas de crimes como lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas e formação de quadrilha.

Segundo nota divulgada pela Abin, Lacerda ofereceu-se para depor na CPI para prestar esclarecimentos sobre as atividades da agência.

O depoimento dele já havia sido pedido pelos deputados Vanderlei Macris (PSDB-SP), Raul Jungmann (PPS-PE), Márcio Junqueira (DEM-RR) e Gustavo Fruet (PSDB-PR). Eles querem saber se a Abin participou da Operação Satiagraha e sobre a suposta interferência do chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, em investigações da agência.

De acordo com reportagens publicadas pela imprensa, Carvalho teria prometido ao advogado e ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT) que verificaria o andamento de investigações envolvendo Daniel Dantas na Abin e na PF. A conversa entre os dois foi obtida por meio de escuta telefônica.

Após o depoimento de Paulo Lacerda, a CPI dos Grampos ouvirá os delegado federais Alessandro Moretti e Marcílio Zocrato a respeito da Operação Ferreiro, deflagrada em junho deste ano em São Paulo e Minas Gerais. Na ocasião, a PF prendeu uma quadrilha acusada de quebrar o segredo de Justiça em processos de interceptação telefônica, de acessar dados cadastrais de clientes das operadoras de telefonia e de executar grampo clandestino. (Da redação)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Manchetes dos jornais de hoje - 20ago2008

Fiscalização afrouxada

O petróleo também é nosso!

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES