Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Para Lula, país vive "momento mágico"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Para Lula, país vive "momento mágico"

Congresso em Foco

5/5/2008 | Atualizado às 8:56

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em seu programa semanal de rádio, o presidente Lula disse hoje (5) que o país passa por um “momento mágico” ao comemorar a elevação do Brasil no ranking feito pela agência de classificação de risco Standard and Poor’s. Apesar disso, destacou que o governo precisa manter a cautela, controlar os gastos e não perder de vista a necessidade de investir em obras de infra-estrutura, como as do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Tenho dito que é quase como se fosse um momento mágico para o país. Mas eu digo sempre que tem que ter uma euforia comedida, ou seja, nós temos que saber que em política econômica você tem que estar de olho todo dia, porque precisa olhar os gastos que faz. Você não pode gastar mais do que aquilo que você ganha", afirmou no Café com o Presidente.

Segundo Lula, o enquadramento do país no chamado grau de investimento deve atrair investidores para a produção do biodiesel. "O que nós esperamos é que os investidores estrangeiros invistam mais na indústria, invistam mais em parcerias com brasileiros para produzir álcool, para produzir biodiesel, que se invista mais na indústria brasileira para que ela possa crescer mais", afirmou.

De acordo com o presidente, a obtenção desse grau só foi possível graças a uma "política dura na área fiscal" de seu governo. "Foi um trabalho imenso, fizemos um ajuste fiscal delicadíssimo e eu só pude fazer porque eu troquei o capital político de quem ganha uma eleição por fazer uma política dura na área fiscal”, destacou.

Aumento da gasolina

Lula também chamou a população a denunciar o eventual aumento no preço da gasolina. Segundo o presidente, apesar do reajuste de 10% anunciado semana passada pela Petrobras, o consumidor não deve sentir no bolso o efeito da mudança.

"É importante as pessoas ficarem atentas. A gasolina não aumenta nada no posto. Se algum posto estiver aumentando, as pessoas podem denunciar porque não aumenta nada e o óleo diesel aumenta 8,8%", afirmou Lula no Café com o Presidente.

O preço do óleo diesel teve reajuste de 15%. De acordo com o presidente, o aumento feito pela Petrobras foi “inteligente”, já que será compensado com a redução de 0,10 centavos da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide), tributo que incide sobre a comercialização de combustíveis.

"Eu acho que foi uma medida, eu diria, inteligente da equipe econômica, porque era preciso fazer um reajuste para a Petrobrás, porque ela está já há algum tempo sem reajustar, mas nós não queremos que esse aumento tenha um efeito na inflação. Por isso, é que foi feito um jogo combinado: o aumento com desconto na Cide e isso diminui o efeito do aumento", ressaltou. (Edson Sardinha)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Evo desqualifica consulta sobre autonomia na Bolívia

Manchetes dos jornais de hoje - 05mai2008

Marchas pró e contra drogas movimentam domingo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

2

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

4

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

5

PESQUISA QUAEST

Eleições: Lula lidera todos os cenários; 76% querem Bolsonaro fora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES