Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputados aprovam tributação unificada para sacoleiro

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deputados aprovam tributação unificada para sacoleiro

Congresso em Foco

13/3/2008 | Atualizado 14/3/2008 às 2:43

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Deputados aprovaram hoje (13) em plenário o substitutivo do deputado Giacobo (PR-PR) ao Projeto de Lei 2105/07, que cria o Regime de Tributação Unificada (RTU) para importação de produtos paraguaios por meio terrestre, estabelecendo alíquota de 42,25% nesses casos. O projeto impede a redução de alíquotas, e facilita a cobrança de impostos e contribuições federais que recaem sobre importação (as cobranças serão reunidas em uma única para as empresas que escolherem o novo modelo de tributação).

O principal avanço do substitutivo de Giacobo é a criação de um colegiado que se reunirá a cada três meses e regulará o fluxo comercial entre Brasil e Paraguai, auxiliando a Receita Federal no monitoramento do RTU. O substitutivo também proíbe terminantemente a importação de mercadorias que não tenham o consumidor final como destino.

Um dos objetivos da proposta que cria o novo regime é incluir na legalidade os comerciantes que têm como meio de vida a importação de mercadorias do Paraguai. Micro-empresas inseridas no programa Simples Nacional, que limita em R$ 240 mil o faturamento para empresas de pequeno porte, devem ser beneficiadas pelo novo sistema.

A Receita Federal ficará incumbida de monitorar o RTU, regulando o novo modelo de arrecadação. Um relatório mensal sobre as atividades de importação deverá ser elaborado pelo órgão. Unidades da Federação que estiverem interessadas em agrupar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) ao RTU deverão fazê-lo por meio de convênio com o governo federal.

A proposta aprovada hoje, que substituiu a “MP dos Sacoleiros” (Medida Provisória 380/07), segue agora para a apreciação do Senado. A MP 380/07 foi revogada pelo governo no ano passado para desobstruir a pauta da Câmara e, assim, priorizar a análise da proposta de emenda à Constituição – aprovada na Casa e malfadada no Senado – que prorrogaria até 2011 a cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). (Fábio Góis)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Virgílio quer que Garibaldi explique "ameaças" de Lula

EUA apóiam Conselho de Defesa na América do Sul

PSDB quer mudanças na tramitação do orçamento

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES