Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Subcomissão propõe retirar poderes da Anac

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Subcomissão propõe retirar poderes da Anac

Congresso em Foco

20/9/2007 | Atualizado às 18:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O relatório da Subcomissão da Lei Geral da Aviação Civil, ligada a CPI do Apagão Aéreo da Câmara, aprovou hoje o relatório do deputado Pepe Vargas (PT-RS), que propõe a retirada de poderes da Agência Nacional de Aviação (Anac). Pela proposta, a Anac passa a dividir tarefas com o ministério da Defesa. O parecer será incorporado ao relatório final da CPI, que será apresentado na próxima semana.

As principais mudanças sugeridas pelo relator são referentes aos poderes delegados a Anac. De acordo com deputado, esse deveria ter sido um dos principais focos da CPI "que se prendeu muito às oitivas de testemunhas". De acordo com a nova proposta, a agência passa a ser definida como autoridade reguladora e fiscalizadora das atividades da aviação civil e também da infra-estrutura aeroportuária.

Atualmente, segundo o relator da subcomissão, a Anac é responsável pela outorga, licitação, e homologação das licitações. Ou seja, não há um órgão que fiscalize concretamente o trabalho da agência. Pelo relatório, a Anac fica subordinada ao ministério da Defesa, que passaria a ser responsável pelas outorgas e definindo quando se dariam as licitações. Contudo, o projeto deve ser iniciativa do Executivo e será enviado como sugestão ao Planalto.

Além disso, o relatório propõe alterações no Código Brasileiro de Aeronáutica, visando aumentar as multas para as empresas de serviços aéreos e órgãos aeroportuários que descumprirem as determinações estabelecidas pelos órgãos responsáveis pelo setor.

O relatório foi apresentado hoje à tarde também à CPI do Apagão. Os parlamentares fecharam acordo e decidiram que o parecer de Pepe será incorporado ao relatório final, produzido pelo deputado Marco Maia (PT-RS).

A CPI tem até a próxima quinta-feira (27) para encerrar seus trabalhos. A grande expectativa gira em torno dos prováveis indiciados. O relator da CPI afirmou que a ex-diretora da Anac, Denise Abreu, deverá ser a primeira. (Ana Paula Siqueira)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

CPMF: Bornhausen minimiza faltosos do DEM

CNI/Ibope: 54% da população é contra a CPMF

Emendas da CPMF ficam para a próxima semana

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES