Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/7/2007 12:38
A morte do deputado Júlio Redecker (PSDB-RS), um dos 186 passageiros do vôo 3054 da TAM, causou comoção geral no partido. Hoje pela manhã, além dos líderes do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), e na Câmara, Antonio Carlos Pannunzio (SP), a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB-RS), também divulgou nota de pesar.
Arthur Virgílio chegou a escrever uma nota em separado dizendo que estava “muito ferido” e que “o PSDB está em prantos e o Brasil também. Virgilio criticou a atitude do presidente Lula dizendo que ele não deveria apenas falar, mas sim agir. E justificou a nota em separado dizendo: “A nota oficial da bancada do PSDB no Senado está formal. Esta aqui é minha pessoal, escrita entre lágrimas”.
Líder da minoria na Câmara, Júlio Redecker (RS) tinha 51 anos e estava em seu quarto mandato como deputado federal. Advogado e empresário do setor coureiro-calçadista, Redecker foi um dos fortes defensores da CPI do Apagão Aéreo.
“A liderança, a opinião, a fibra, a dignidade de Redeker fizeram dele um dos mais brilhantes e dignos políticos do estado e do Brasil”, disse Yeda Crusius em sua nota.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) também se manifestou sobre a morte do deputado. "O deputado Júlio Redecker era um líder com muito prestígio no meio político. Jovem e determinado, defendia com convicção suas idéias, mas com lealdade e respeito. Ele honrou o parlamento e o voto que recebeu dos gaúchos. É uma perda lamentável, que entristece o Rio Grande e reduz a dimensão do Congresso Nacional", afirmou Simon. (Soraia Costa)
Leia as íntegras das notas:
“NOTA DA LIDERANÇA DO PSDB NO SENADO
A Liderança do PSDB no Senado Federal lamenta o acidente ocorrido, hoje, com um avião da TAM, no aeroporto de Congonhas. O Líder, que, de seu Gabinete, no Senado, acompanhava as notícias, às 21 horas falou por telefone com o Governador de São Paulo, José Serra, e se inteirou mais a respeito da extensão da tragédia. No vôo estava inclusive o Líder do PSDB na Câmara, Deputado Júlio Redecker. Orando pelas vítimas, o Líder transmite o mais profundo sentimento de pesar e de solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos. Das autoridades, espera a rigorosa apuração das causas. Há meses que o PSDB denuncia os problemas sobejamente conhecidos que afetam o tráfego aéreo e os principais aeroportos do País e reclamando providências das autoridades.
Brasília, 17 de julho de 2007
Senador Arthur Virgílio
Líder da Bancada do PSDB”
Nota do líder do PSDB no Senado, Arthur Vírgílio:
"Estou muito ferido. O PSDB está em prantos e o Brasil também.
Depois do acidente do avião da Gol, que se chocou com o Legacy, matando tantos inocentes, a começar pelo grande número de conterrâneos meus, vem agora o desastre da TAM.
Até quando? Esperar a próxima mortandade? Ou enfrentar a crise do setor aéreo com caráter, coragem e competência?
Inventar culpados? Tirar o corpo fora? Assumir o desgoverno?
O Presidente Lula precisa agir e não falar. Ou seu período se marcará pelo sofrimento e pela dor de tantos brasileiros que poderiam estar vivos, lutando, sofrendo, sorrindo e construindo um Brasil mais justo.
Meu sentimento é de dor e frustração. Essa crise passa por incompetência gerencial, corrupção e insinceridade.
Para mim basta! O Brasil está desesperado, também!
O Deputado Júlio Redecker está nesse avião. Líder da minoria, corajoso, fraterno, amigo querido.
A Nota oficial da Bancada do PSDB no Senado está formal. Esta aqui é minha pessoal, escrita entre lágrimas.
Pise no chão da realidade, Presidente Lula. Exijo-lhe isso mais como brasileiro ferido, prostrado, do que como parlamentar.
Brasília, 17 de julho de 2007
Líder do PSDB
Senador Arthur Virgílio”
Nota da liderança do PSDB na Câmara:
“ Liderança do PSDB na Câmara dos Deputados lamenta mais essa tragédia do nosso sistema de transporte aéreo. Expressamos aqui nossa solidariedade com as famílias das vítimas.
A perda de um amigo, o deputado Júlio Redecker, que exercia com brilhantismo a Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados, nos atinge diretamente.
A morte de tanta gente que, como Júlio, com certeza, ainda tinha enorme colaboração a dar ao país enluta o Brasil inteiro e dói em cada brasileiro como se cada um de nós perdesse um parente.
A Nação exige, agora,a apuração das causas do acidente e a tomada de providências efetivas que ponham fim a essas tragédias.
Antonio Carlos Pannunzio
Líder do PSDB na Câmara dos Deputados
Brasília, 18 de julho de 2007”
Nota de Yeda Crusius:
“REDECKER, UM HOMEM DE FIBRA
Como governadora do Rio Grande do Sul, como militante do Partido da Social Democracia Brasileira e, principalmente, como amiga e companheira de luta, do deputado federal Júlio Redeker sei que seu prematuro desaparecimento é uma perda que só o tempo será capaz de dimensionar.
A liderança, a opinião, a fibra, a dignidade de Redeker fizeram dele um dos mais brilhantes e dignos políticos do Estado e do Brasil. Acompanhei-o de perto nos últimos anos e posso dizer da alegria de tê-lo ao lado nas lutas por um Rio Grande do Sul maior, melhor e mais justo para seu povo.
Redeker rapidamente tornou-se uma liderança nacional do PSDB assumindo, nos últimos meses, a Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados, com a firmeza de sempre. Mesmo com essa importante missão ele não se descuidou dos interesses do Estado e dos problemas financeiros que enfrentamos no Governo do Estado, mostrando-se atuante e solidário na busca de soluções estruturais.
Cabe a nós, do partido, que o conhecemos mais de perto, manter viva a sua lembrança e suas ações a favor do Rio Grande do Sul, dos gaúchos, do Brasil e dos brasileiros. Que possamos, com nossos gestos de solidariedade, confortar seus familiares nesse momento de dor.
Yeda Crusius”
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores