Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Linha de crédito

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Linha de crédito

Congresso em Foco

10/7/2007 | Atualizado às 23:58

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Câmara aprovou nesta noite a Medida Provisória 372/07, que autoriza a concessão de linhas de financiamento para que os produtores rurais – ou suas cooperativas - possam quitar dívidas junto a fornecedores de insumos. A matéria vai ao Senado.

Os bancos que trabalham com crédito rural serão responsáveis pelos financiamentos. O dinheiro virá da poupança rural e dos depósitos à vista.

A liquidação das dívidas poderá ser feita em até quatro prestações, com vencimento até o dia 31 de maio de 2009, 2010, 2011 e 2012. Cada operação terá os encargos compensados pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), hoje em 6,5% ao ano, somada de 5%. O total das operações não poderá ultrapassar R$ 2,2 bilhões. O destaque que permite o financiamento para produtores rurais com
restrições cadastrais ou legais também foi aprovado.

O deputado Afonso Hamm (PP-RS) afirmou que a MP ajudará os produtores rurais. Por sua vez, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) fez questão de registra o seu voto contrário à medida. “Por que não ampliarmos o atendimento a toda a agricultura brasileira? Por que este atendimento seletivo, localizado?”, questionou. “O produtor rural está 100% nas mãos do capital financeiro”, complementou Caiado. (Rodolfo Torres)

Leia outras notícias publicadas hoje (10)

Aprovada MP que concede pensão a hansenianos

A Câmara aprovou esta noite (10) a Medida Provisória 373/07, que autoriza a concessão de pensão especial de R$ 750 às pessoas portadoras da hanseníase, que tenham sido submetidas a isolamento e internação compulsórios nos hospitais-colônia até 31 de dezembro de 1986. A matéria vai ao Senado.

O benefício é mensal, vitalício e intransferível. O valor do benefício será reajustado anualmente, de acordo com os índices concedidos aos benefícios de valor superior ao salário mínimo. (Rodolfo Torres)

CPI quer ter acesso à caixa-preta do Legacy

A CPI do Apagão Aéreo da Câmara aprovou hoje uma série de requerimentos, entre eles o que solicita o áudio da caixa-preta do jato Legacy que se chocou com o Boeing da Gol, em setembro do ano passado. O acidente, que ocasionou a morte de 154 pessoas, é considerado o pior da história da aviação brasileira.

Outro requerimento aprovado pede informações à Aeronáutica sobre as investigações de  um incidente, ocorrido em junho de 2002, envolvendo o avião oficial do então presidente Fernando Henrique Cardoso e uma aeronave da companhia aérea TAM.

A CPI também quer ouvir novamente o diretor-presidente da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, e o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), major-brigadeiro Ramón Borges Cardoso.

Um outro requerimento aprovado pela comissão solicita à Anac a lista de funcionários ou beneficiários que tenham utilizado passagens aéreas gratuitas, conhecidas como "passes livres", nos últimos 12 meses. (Rodolfo Torres)

Clodovil perde o emprego

O deputado federal e apresentador de TV Clodovil Hernandes (PTC-SP) foi demitido por justa causa da TV JB, onde apresentava o programa "Por Excelência". O motivo, segundo a colunista Fabíola Reipert, do jornal Folha de S. Paulo, seriam as freqüentes ausências nas gravações.

A assessoria do deputado explicou que na verdade o que houve não foi uma "demissão", mas uma "rescisão contratual". O deputado sofreu um derrame no início de junho e foi proibido pelo médico de voltar, tanto para a Câmara quanto para as gravações.

"A TV estava pressionando para ele voltar, mas ele não podia. Derrame é uma coisa séria. Fizemos uma reunião com a empresa na última sexta-feira e eles perguntaram quando o deputado estaria de volta. Horas depois recebemos uma notificação de que o contrato havia sido rescindido", explicou a assessora de Clodovil.

O deputado ainda não sabe se irá entrar na justiça contra a TVJB.

Polêmico

Sempre polêmico, desde que assumiu o mandato na Câmara, o estilista tem atraído os holofotes da mídia e a atenção da público. Suas declarações lhe renderam, inclusive, ameaças de cassação por quebra de decoro parlamentar.

A principal confusão envolvendo o deputado começou justamente com uma declaração dada na estréia de "Por Excelência". Ao entrevistar a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ele chamou as mulheres de "vulgares e ordinárias".

Irritada, a deputada Cida Diogo (PT-RJ) pediu que ele se retratasse. Na ocasião os dois discutiram em plenário e, ao voltarem ao assunto semanas depois, Clodovil disse à petista que não se referia a ela: "a senhora é muito feia e não serve nem para ser puta". Aos prantos, Cida queixou-se à Mesa Diretora, cobrando um pedido de desculpas que só veio uma semana depois.

Clodovil foi eleito deputado federal com quase 500 mil votos. O sucesso do estilista nas urnas deve-se em boa medida a sua carreira de apresentador de TV, iniciada em 1980, no TV Mulher.

Durante esses primeiros meses de mandato Clodovil foi internado por problemas de pressão alta e após sofrer um derrame em 5 de junho. Desde então o deputado está licenciado, mas, apesar disso, Clodovil garante que não tem intenção de deixar o cargo para seu suplente, o coronel Paes de Lira (PTC-SP). (Carol Ferrare e Soraia Costa)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Chinaglia: financiamento público combaterá escândalos

Renan critica investigação da PF

Aprovada MP que concede pensão a hansenianos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES